Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30707
Título: Panorama do descarte de medicamentos pela população das zonas rural e urbana no município de São Sebastião do Umbuzeiro – PB
Autor(es): Ferreira, João Vitor Domingos
Palavras-chave: Descarte de medicamentos
Saúde pública
Meio ambiente
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: O descarte de medicamentos é um problema constante para as populações das zonas rural e urbana, podendo causar danos à saúde pública e originar contaminantes emergentes ao meio ambiente. Diante disso, as principais razões para o descarte inadequado de medicamentos há vários anos, está ligada à ausência de informações atribuídas a população no que diz respeito à destinação final apropriada destes resíduos de saúde. Nesta perspectiva, o objetivo deste trabalho foi traçar um panorama relacionado ao descarte de medicamentos vencidos e/ou em desuso pelas populações das zonas rural e urbana do município de São Sebastião do Umbuzeiro-PB. Foi realizado um estudo quali-quantitativo, avaliando-se a percepção dos participantes através de instrumentos, como questionários. A coleta foi realizada no período de junho a julho de 2023, com uma totalidade de 200 participantes, divididos em 100 entrevistados da zona rural e 100 entrevistados da zona urbana. Observa-se que 96% e 99% das populações das zonas rural e urbana, respectivamente, guardam medicamentos nas suas residências. Ainda mais, cerca de 76% e 85% dos entrevistados das zonas rural e urbana, respectivamente, descartam incorretamente os medicamentos no lixo comum, sendo o descarte maior no vaso sanitário destinado a zona rural. Dos medicamentos analisados, os analgésicos são os mais descartados pelos entrevistados da zona rural e os anti-inflamatórios pela população da zona urbana. Quanto à forma correta de descartar medicamentos, ambas as populações tem grande percentual de desconhecimento de como descartar de maneira adequada os medicamentos. Em relação ao conhecimento dos locais de descarte na cidade, informações prestadas mediante profissionais de saúde ou outras entidades quanto ao descarte de medicamentos, a grande maioria das populações entrevistadas disseram não ter conhecimento e informações quanto ao questionamento. Dessa forma, concluiu-se, a importância de serem criadas boas práticas de descarte de medicamentos por parte da Secretaria de Saúde e do Meio Ambiente na cidade de São Sebastião do Umbuzeiro – PB, possibilitando orientar e conscientizar as populações das zonas rural e urbana de como o descarte incorreto pode resultar em graves problemas a saúde pública e ao meio ambiente.
Descrição: FERREIRA, João Vitor Domingos. Panorama do descarte de medicamentos pela população das zonas rural e urbana no município de São Sebastião do Umbuzeiro – PB. 2023. 41f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30707
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - João Vitor Domingos FerreiraTCC - João Vitor Domingos Ferreira875.36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito361.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.