Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30715
Título: Preservação e conservação de documentos históricos: desafios do arquivista
Autor(es): Alves, Thaise Victor
Palavras-chave: Preservação de documentos
Documentos
Acervos
Data do documento: 20-Nov-2023
Resumo: A preservação e conservação de documentos históricos representam desafios significativos devido a uma série de fatores. A deterioração física dos documentos, que pode ser causada por elementos como umidade, luz, temperatura inadequada e, especialmente, manuseio inadequado, é uma preocupação primordial. Além disso, a migração para formatos digitais apresenta desafios devido à rápida obsolescência tecnológica. A gestão adequada de acervos, a promoção do acesso público e o financiamento apropriado são outras questões críticas a serem consideradas. A superação desses desafios é de extrema importância para a preservação da herança cultural e para a compreensão contínua da história. Através de uma revisão bibliográfica foi possível aprofundar a temática. O objetivo geral desse trabalho foi compreender a evolução histórica da gestão de documentos e do campo da Arquivologia, desde suas origens até o século XXI. A preservação e conservação de documentos históricos representam um desafio contínuo e crucial para a preservação da memória e da herança cultural. A história documental é uma janela para o passado, fornecendo informações valiosas sobre sociedades, culturas e eventos passados. No entanto, enfrentamos vários desafios significativos ao lidar com a preservação desses documentos ao longo do tempo.
Descrição: ALVES, T. V. Preservação e conservação de documentos históricos: desafios do arquivista. 2023. 19f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30715
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Thaise Victor AlvesTCC- THAISE VICTOR ALVES305.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito assinado410.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.