Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725
Título: A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA
Autor(es): Silva, Izabela Ingryd Dantas da
Palavras-chave: Ensino de Química
Educação de Jovens e Adultos
Funções orgânicas
Drogas
Data do documento: 24-Nov-2023
Resumo: O Ensino de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade educacional ofertada para pessoas que não tiveram acesso ao ensino na idade apropriada e, devido a carga horária de trabalho e o cansaço do dia-a-dia os estudantes podem vir a ter dificuldades de aprendizagem, com isso os docentes devem buscar novas abordagens de ensino para proporcionar experiências de aprendizagem que atendam as demandas desta modalidade de ensino. Nesse sentido, a abordagem de questão sociocientífica (QSC), reconhece as relações éticas, sociais e morais relacionadas a drogas, integrando dimensões científicas e sociais, envolvendo debates éticos sobre legalização, políticas de prevenção e tratamento, e os impactos ocasionados pelo seu uso, proporcionando aos estudantes o fortalecimento da capacidade crítica e reflexiva, além de contribuir para a participação ativa dos estudantes. A presente pesquisa apresenta a contextualização do estudo de funções orgânicas através da temática drogas, com o objetivo de avaliar o desenvolvimento da aprendizagem acerca do conteúdo, analisar a eficácia da sequência didática, investigar o desenvolvimento de análises críticas e conscientizar sobre o abuso de drogas e os problemas causados no Sistema nervoso central (SNC). Realizou-se, então, um estudo de campo com 10 estudantes da EJA da escola ECI Graciliano Fontini Lordão, no município de Pedra Lavrada, realizando análise qualitativa a partir da coleta de dados e vivência. Os resultados obtidos após análise dos questionários de pré-teste, pós teste e de avaliação da proposta didática, apontam a eficácia da proposta e a importância da abordagem de QSC no ensino de química, auxiliando os estudantes na construção de argumentos e decisões frente aos desafios e escolhas de seu cotidiano.
Descrição: SILVA, Izabela Ingryd Dantas da. A química presente nas drogas: Abordagem QSC para o ensino de funções orgânicas na EJA. 2023. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30725
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Izabela Ingryd Dantas da SilvaTCC - Izabela Ingryd Dantas da Silva1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito80.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.