Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30727
Título: Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso?
Autor(es): Sousa, Mayara Barros de
Palavras-chave: Exposição
Adolescência
Tecnologia
Infância
Data do documento: 20-Nov-2023
Resumo: O referido artigo traz a problemática em torno dos efeitos do uso da tecnologia no período da infância e adolescência de forma a analisar e identificar os avanços e retrocessos em torno do uso dessas ferramentas, seja no ambiente familiar, quanto em perspectivas do âmbito educacional e social. Nesse sentido, é discutido tanto os benefícios quanto os desafios associados ao uso de dispositivos eletrônicos e à internet por jovens. Nesse contexto, tornou-se imprescindível realizar uma análise teórica abrangente sobre o assunto, além da pesquisa de campo, visando compreender os potenciais impactos do uso das tecnologias na trajetória das crianças e dos jovens. A pesquisa foi realizada de maneira presencial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena em Campina Grande – PB, utilizando um questionário criado composto de 18 questões. Diante disso, a pesquisa analisou o comportamento online de estudantes do ensino fundamental e médio, revelando insights sobre seu uso da internet, exposição a conteúdo sensível e interações nas redes sociais. Esses dados ressaltam a importância de considerar como a tecnologia está moldando o desenvolvimento dessas gerações mais jovens. Este estudo tem como objetivo geral promover conhecimentos acerca da temática e conscientizar a respeito dos efeitos positivos e negativos do uso intensivo da tecnologia entre crianças e adolescentes. A abordagem delineada é quantitativa, que é aquela os resultados podem ser quantificados, geralmente utilizando estatística. Quanto ao tipo ou objetivo, a presente pesquisa é descritiva e explicativa. Portanto, a pesquisa destaca a relevância de estabelecer limites, monitorar a utilização das tecnologias e incentivar práticas saudáveis, tais como evitar o uso de dispositivos eletrônicos durante as refeições e antes do sono. A investigação também oferece uma fundamentação consistente para profissionais e pesquisadores que buscam compreender o efeito da tecnologia na rotina dos jovens e adotar medidas para fomentar uma relação saudável com a internet.
Descrição: SOUSA, Mayara Barros de. Efeitos do uso das tecnologias na infância e adolescência: Avanço ou retrocesso?. 2023. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30727
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Mayara Barros de SousaTCC - Mayara Barros de Sousa1.02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito248.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.