Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30751
Título: Cadastro Único em tempos de pandemia: Possibilidades e limites do exercício profissional de assistentes sociais na Política de Assistência Social em Natal/RN
Autor(es): Ramos, Fernanda Alice Aquino
Palavras-chave: Cadastro Único
Assistência Social
Serviço Social
Data do documento: 5-Set-2023
Resumo: Esse trabalho possui como eixos norteadores, em conformidade com a Política da Assistência Social, que as consequências históricas da desigualdade social estão postas sobre as seguintes realidades tidas como desafios para efetivação dessa política: 1) a focalização para um público cada vez mais seletivo, intitulado de “extrema pobreza” e o reducionismo da oferta mesmo diante do aumento da procura crescente, dificultando assim o acesso; 2) as condições socioeconômicas desfavoráveis dos sujeitos, pelo desemprego estrutural, que procuram os programas de transferência de renda como forma de subsistência e/ou de complementação da renda familiar. E assim, tem por objetivo geral analisar, segundo uma perspectiva crítica, o presente artigo se propõe a, analisar as possibilidades e limites do trabalho do assistente social diante das expressões das vulnerabilidades sociais vivenciadas pelos usuários/as que frequentam a unidade de Cadastro Único – Ribeira, em Natal/RN e que são objetos de intervenção da Assistência Social. Nessa perspectiva, para a coleta de dados e informações necessárias à construção da proposta foi realizada uma pesquisa “in loco” possibilitada através processo de estágio supervisionado curricular, na Unidade I do Cadastro Único do Natal/RN, em convergência com a leitura e análise de textos bibliográficos e documentais referentes à temática da Assistência Social brasileira e a atuação do Serviço Social, em especial no contexto dessa Pandemia. Para tanto, as análises são norteadas por uma perspectiva crítica, baseada numa concepção materialista e histórica do objeto pesquisado, sustentada por uma revisão bibliográfica e documental que possibilitam uma visão panorâmica da formação profissional do assistente social no trato do protagonismo dessa Política tida como serviço essencial, para entender as suas especificidades, pela singularidade do recorte temporal da pandemia na cidade do Natal, no Rio Grande do Norte. Diante dessa pesquisa foi comprovado a dificuldade dos usuários de acessibilidade às ferramentas digitais disponibilizadas para agendar e/ou ter acesso aos atendimentos na Unidade, devido ao fato de que esse público-alvo, ou não consegue ter os meios objetivos para consegui-lo, ou não possui esclarecimento/clareza para ter o manuseio das ferramentas tecnológicas amplamente disponibilizadas no período da pandemia, e que até os dias atuais foram implementadas.
Descrição: RAMOS. Fernanda Alice Aquino. Cadastro Único em tempos de Pandemia: Possibilidades e limites do exercício profissional de assistentes sociais na Política de Assistência Social em Natal/RN. 2023.Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Serviço Social)-Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30751
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERMO DE DEPOSITO.pdfTERMO DE DEPOSITO690.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
PDF-FERNANDA ALICE AQUINO RAMOS.pdfPDF-FERNANDA ALICE AQUINO RAMOS267.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.