Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30767
Título: Saúde e segurança para o arquivista: uma revisão da literatura
Autor(es): Lima, Flaviana Soares de
Palavras-chave: Documentos
Equipamentos de proteção
Segurança no trabalho
Riscos da profissão de arquivista
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: A arquivologia vem se modernizando a cada dia, fruto do avanço tecnológico das últimas décadas, buscando uma melhoria dos processos administrativos e diminuição das burocracias documentais. Apesar de todos os avanços com o crescente uso de documentos digitais desde a sua origem, ainda nos deparamos com uma enorme massa documental física que precisa ser conservada e tratada por muitos anos, seja pelas questões legais que envolvem muitos destes documentos ou mesmo a manutenção de arquivos que guardam a história da nossa sociedade e serviram até o momento como o degrau antecessor da evolução posterior. Nesta dita, existe a necessidade de termos profissionais em arquivologia especializados no tratamento destes arquivos para que haja a classificação, higienização, organização e armazenamento correto. Sendo assim, os arquivistas precisam estar cientes dos riscos inerentes a sua profissão, e ter o conhecimento sobre segurança no trabalho e o uso adequado dos equipamentos de proteção, seja individual ou coletivo, é de extrema importância, e foi com o objetivo de contribuir para a relevância sobre o tema segurança do trabalho do arquivista em seu ambiente laboral que tratou-se alguns pontos relevantes como alguns conceitos básicos sobre segurança e reconhecimento dos equipamentos de proteção individual, sendo um artigo construído metodologicamente dissertativo, descritivo e pesquisa bibliográfica e documental, concluindo-se a necessidade de conscientizar os profissionais em arquivologia sobre o tema saúde e segurança no trabalho arquivístico.
Descrição: LIMA, F. S. de. Saúde e segurança para o arquivista: uma revisão da literatura. 2023. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30767
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flaviana Soares de Lima1.1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito574.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.