Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30775
Título: Probióticos na terapia periodontal: uma revisão integrativa da literatura
Autor(es): Dantas, Vanessa Melanie Maia
Palavras-chave: Periodontia
Doença periodontal
Biofilme dentário
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: Os biofilmes microbianos orais referem-se a comunidades bacterianas tridimensionais organizadas, além de tratar-se de um dos fatores etiológicos primários da doença periodontal (DP). Apesar de ser uma linha de tratamento recente, os probióticos são promissores como método adjuvante na terapia periodontal, com o intuito de realizar o controle do biofilme e da modulação da resposta inflamatória. O objetivo deste trabalho foi revisar a literatura sobre o tratamento da DP associado à probióticos. Para tanto, foram selecionados artigos publicados no período dos últimos 5 anos, utilizando os descritores “probióticos/probiotics” e “doença periodontal/peridontal diasease”, por meio das bases de dados National library of medicine national institutes of health (PUBMED), Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Foram pré-selecionados 117 artigos, com base na análise do título e resumo em que 54 estudos que apresentavam conformidade com os critérios de inclusão dessa revisão foram avaliados na íntegra. Assim, os probióticos apresentaram resultados positivos no controle do biofilme, na modulação da resposta inflamatória e nos parâmetros clínicos, sendo os do gênero Lactobacillus os mais relatados nos artigos analisados neste estudo. No entanto, ainda não há uma definição padronizada de um protocolo clínico específico e eficaz dessa abordagem terapêutica. Contudo, a literatura aponta uma administração dos probióticos como segura e com reduzidos efeitos adversos. Neste contexto, investigações sobre essa nova linha terapêutica, que são os probióticos, para o controle do biofilme e da modulação da resposta inflamatória é fundamental para a escolha do tratamento adjuvante mais benéfico para o paciente.
Descrição: DANTAS, Vanessa Melanie Maia. Probióticos na terapia periodontal: uma revisão integrativa da literatura. 2023. 43p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Araruna - PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30775
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tcc - Vanessa Dantas.pdfTcc - Vanessa Dantas.pdf580.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
termo de depósito.pdftermo de depósito.pdf704.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.