Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30776
Título: Monitoramento de doenças crônicas não-transmissíveis entre pessoas idosas
Autor(es): Silva, Lucas Barbosa da
Palavras-chave: Enfermagem
Doenças Crônicas
Idosos
Data do documento: 22-Jul-2022
Resumo: O envelhecimento populacional no Brasil é considerado um fenômeno demográfico destacável nas recentes décadas e tem despertado interesse por profissionais da área da saúde, pois embora considerado um indicador de saúde indispensável ao desenvolvimento humano brasileiro, este tem gerado alterações no padrão de adoecimento, uma vez que junto a transição demográfica adveio a transição epidemiológica com o incremento de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Com isso, o presente estudo teve como objetivo descrever o monitoramento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis entre pessoas idosas, usando como ferramenta a Consulta de Enfermagem na Clínica Escola de Enfermagem da UEPB. Sendo norteado por dois modelos teóricos utilizados por duas políticas nacionais que se intercruzam: o Modelo de Atenção Integral a Saúde da Pessoa Idosa (Brasil, 2014) e o Modelo de Atenção as Doenças Crônicas descrito por Mendes (2008). Tratou-se de um recorte que remonta um relato de experiência cujo foco foi o monitoramento de DCNTs entre pessoas idosas, com os dados secundários que foram oriundos de um projeto de PIBIC/CNPq/UEPB intitulado “DIAGNÓSTICOS E INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM BASEADOS NO MODELO DE ATENÇÃO INTEGRAL A SAÚDE DA PESSOA IDOSA”, que utilizou da pesquisa intervencionista do tipo Pesquisa Convergente Assistencial, com abordagem quantitativa. Dentre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis identificadas, as mais presentes foram: dislipidemias 98,3% (n= 60), osteopenia ou osteoporose 82% (n= 50), Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) 75,5% (n= 46) e diabetes mellitus (DM) 57,3 % (n= 35); as quais estão diretamente relacionas as principais preocupações, as quais estão relacionadas ao autocuidado desses idosos quanto ao monitoramento e controle das mesmas, sendo as preocupações mais presentes: preocupação com o monitoramento da PA 98,3% (n= 60), preocupação com os índices glicêmicos 98,3% (n= 60) e preocupação com os índices de colesterol e triglicerídeos 98,3% (n= 60). Sendo assim, pode-se inferir que as DCNTs identificadas no presente estudo, estão diretamente relacionas as principais preocupações relatadas pelos idosos. Com isso, nota-se que o monitoramento é de extrema importância para que a saúde e a qualidade de vida das pessoas idosas sejam preservadas.
Descrição: SILVA, Lucas Barbosa da. Monitoramento de doenças crônicas não-transmissíveis entre pessoas idosas. 2022. 37 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30776
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Barbosa da SilvaTCC - Lucas Barbosa da Silva731.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito166.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.