Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30777
Título: Ações de vigilância alimentar e nutricional no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na Atenção Primária do Estado da Paraíba
Autor(es): Santos, Layra Brenda Lacerda
Palavras-chave: Sobrepeso
Obesidade
Vigilância alimentar e nutricional (VAN)
Data do documento: 23-Nov-2022
Resumo: O sobrepeso e a obesidade, caracterizados pelo acúmulo de gordura de maneira anormal ou excessiva, estão associados ao surgimento de diversas comorbidades, configurando-se como problemas de saúde pública no Brasil e no mundo. Dentre as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para conter o crescente número dos casos de sobrepeso, obesidade e de suas comorbidades, destaca-se a implementação de ações de Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN). Nesse contexto, objetivou-se com o presente estudo identificar as principais ações de Vigilância Alimentar e Nutricional adotadas no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade no estado da Paraíba. O estudo de base populacional foi realizado no período de janeiro a agosto de 2021 e envolveu 477 profissionais de saúde da Atenção Primária dos municípios do estado da Paraíba. Para seleção dos profissionais participantes, foi realizado um levantamento do número total de unidades básicas de saúde (n= 1765) e realizada uma amostragem aleatória estratificada. Das 1765 unidades de saúde da Paraíba, foram selecionadas 642 unidades, nas quais 477 profissionais de saúde responderam ao questionário online: “Diagnóstico da organização, gestão e do cuidado ofertado às pessoas com sobrepeso/obesidade na Atenção Primária de Saúde”, elaborado pelo Ministério da Saúde. Foi relatado pelos participantes que apenas 51,4% das equipes realizavam ações de VAN. Dentre as ações de vigilância, a aferição de peso e estatura com cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) (SISVAN e e-SUS) e o diagnóstico precoce foram as mais realizadas. Conclui-se que é necessário implantar estratégias para incrementar a realização das ações de VAN, como a capacitação profissional e reorganização estrutural dos serviços de Atenção Primária à Saúde para que tais ações possam ser oferecidas e realizadas em sua totalidade.
Descrição: SANTOS, Layra Brenda Lacerda. Ações de vigilância alimentar e nutricional no cuidado às pessoas com sobrepeso e obesidade na atenção primária do estado da Paraíba. 2022. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30777
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Layra Brenda Lacerda SantosTCC - Layra Brenda Lacerda Santos891.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito167.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.