Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30779
Título: Dispensação de antidepressivos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro na Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Tatiany Maria de Araújo Leite
Palavras-chave: Depressão
Sistema único de saúde
Cuidados farmacêuticos
Data do documento: 18-Nov-2022
Resumo: Doenças de caráter psicológico como a depressão, acometem indivíduos de forma frequente e de maneira crônica, podendo levar à incapacidade de executar atividades corriqueiras do dia. Frente a isso, observa-se a necessidade de tratamento desses indivíduos com terapia medicamentosa, entrando em cena os psicofármacos, que minimizarão os sintomas e auxiliarão na reintegração desse paciente à sociedade. O farmacêutico realiza, sobretudo, seu trabalho de uma forma contínua e ativa na atenção básica, promovendo cuidados à saúde e o uso racional de medicamentos. O objetivo deste estudo foi realizar cuidados farmacêuticos através de troca de informações sobre saúde e acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Odete Leandro na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Com isso, realizou-se um estudo quantitativo, por meio de um formulário semiestruturado, utilizado durante as ações, em que participaram 30 pacientes da localidade. A pesquisa foi desenvolvida no período de agosto a outubro de 2022, sendo aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa em Seres Humanos (CEP/UEPB). 90% dos participantes são do sexo feminino; em relação à faixa etária, a predominância foi de 31-40 e 41-50 anos, ambas com 23,33%, e quanto à escolaridade, 86,5% dos participantes apresentaram ensino médio completo. Os antidepressivos prescritos foram Fluoxetina, Amitriptilina e Nortriptilina. Os dados mostram que a classe farmacológica mais frequente foi Fluoxetina (51,62%). Assim, atualmente, a profissão farmacêutica vem se voltando para a prática do cuidado farmacêutico, em que o profissional dessa área toma para si a responsabilidade relacionada à farmacoterapia de cada paciente, melhorando, dessa forma, sua qualidade de vida e promovendo o uso racional de medicamentos. Diante do exposto, o objetivo geral foi realizar o acompanhamento farmacoterapêutico dos pacientes com prescrição médica de antidepressivos visando à segurança e qualidade de vida, bem como identificar os problemas relacionados a estes medicamentos, avaliando, assim, o impacto gerado pelo serviço de cuidado farmacêutico.
Descrição: SILVA, Tatiany Maria de Araújo Leite. Dispensação de antidepressivos na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Professora Odete Leandro na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30779
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Tatiany Maria de Araújo Leite SilvaTCC - Tatiany Maria de Araújo Leite Silva1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito211.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.