Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3077
Título: "Protagonistas em cena": canto orfeônico, educação e nacionalismo na interventoria de Argemiro de Figueiredo
Autor(es): Silva, Bruna Vitor dos Santos
Palavras-chave: Canto Orfeônico
Escola Nova
Teatro do Poder
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: Este trabalho tem como objetivo promover uma analise a respeito do Canto Orfeônico na Paraíba, bem como sua implantação como disciplina obrigatória nos currículos escolares de todo o país, a partir da década de 1930. Procuraremos ainda perceber através do viés da Nova História Política, como o mesmo contribuiu para a teatralização do poder na Paraíba, mais especificamente na interventoria de Argemiro de Figueiredo (1937-1940). Para tornar possível este estudo, contextualizaremos a atmosfera politica que tornou possível sua aceitação a nível nacional, além das novas propostas educacionais, como o modelo escolanovista que se legitimou durante o governo Vargas. Na esfera local, faremos referências a Gazzi de Sá, como principal mediador na implantação do canto na Paraíba. Além da analise das canções patrióticas da obra Canto Orfeônico, como meio de divulgação da ideia de nacionalismo, nos voltaremos ainda para as manifestações orfeônicas realizadas na Paraíba como forma de teatralizar e representar o poder.
Descrição: Silva, B. V. dos S. "Protagonistas em cena": canto orfeônico, educação e nacionalismo na interventoria de Argemiro de Figueiredo. 2012. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3077
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bruna Vitor dos Santos Silva.pdfBruna Vitor dos Santos Silva1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.