Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30785
Título: Caracterização e atividade gastroprotetora do óleo comercial das sementes de Sesamum indicum L. (Pedaliaceae)
Autor(es): Nascimento, Rayane Cibele da Silva
Palavras-chave: Úlcera péptica
Óleo de gergelim
Gastroproteção
Data do documento: 22-Nov-2022
Resumo: A úlcera péptica tem como principais causas o uso de anti-inflamatórios não esteroidais e a infecção pela bactéria Helicobacter pylori. Em busca por tratamentos alternativos, surge estudos acerca do óleo de gergelim, uma vez que, este já é utilizado popularmente no tratamento de desordens gástricas. O objetivo do trabalho consiste em caracterizar e avaliar a atividade gastroprotetora do óleo comercial proveniente das sementes de Sesamum indicum L. (pedaliaceae). Para isso, foram adquiridos óleos de gergelim de três marcas diferentes no comércio local (identificados como óleo I, II e II). Para a caracterização e identificação dos óleos foram realizados os testes de: densidade, umidade, índice de refração, acidez, saponificação e esterificação. Na atividade farmacológica foi utilizado o modelo de úlcera induzida por etanol em camundongos. Esse experimento foi aprovado pelo Comitê de Ética e Uso de Animais (CEUA) n°026/2022. Os resultados mostraram que os óleos apresentaram características que conferem um padrão de qualidade e os identificam como de origem da espécie Sesamum indicum e encontrando-se dentro dos parâmetros preconizados pela legislação. Os óleos I e II apresentaram melhores resultados nas análises (refração, acidez, saponificação e esterificação) sendo então escolhidos para avaliação da atividade farmacológica. Os resultados da úlcera gástrica induzida por etanol em camundongo, mostra que o óleo I a 0,5% e 1% apresentou percentual de inibição de 82,19% e 55,17%, respectivamente, e o óleo II nas mesmas concentrações apresentou 93% e 72,09%, respectivamente, de inibição da úlcera, podendo verificar então que o óleo II na concentração 0,5% apresentou ser mais efetivo. Sendo estes resultados passiveis de serem justificados pela qualidade dos óleos comprovada nos testes físico-químicos, estando com suas propriedades preservadas e seus compostos ativos, especialmente as lignanas, sendo o sesamol apontado como principal agente antioxidante promovendo a atividade gastroprotetora. Corroborando com a literatura existente e elucidando o uso benéfico do óleo de Sesamum indicum comercial como uma fonte segura e alternativa promissora no tratamento da proteção gástrica.
Descrição: NASCIMENTO, Rayane Cibele da Silva. Caracterização e atividade gastroprotetora do óleo comercial das sementes de Sesamum indicum L. (Pedaliaceae). 2022. 34 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30785
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Rayane Cibele da Silva Nascimento.pdfTCC - Rayane Cibele da Silva Nascimento1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito258.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.