Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30788
Título: Transferência: amor e saber; A psicanálise em Demian
Autor(es): Ribeiro, Arthur Vinicius Ramos
Palavras-chave: Psicanálise - literatura
Hermann Hesse
Bellemin-Nöel
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: O presente trabalho se propõe a um estudo sobre as relações entre a psicanálise e a literatura, com base nessas reflexões procuramos propor uma análise da obra Demian, do consagrado escritor alemão, Hermann Hesse. Além de uma análise que busca evidenciar as relações da obra com a psicanálise, escolhemos através da obra também estudarmos as manifestações de um conceito fundamental para a psicanálise, a transferência. A primeira seção do texto é a respeito das relações possíveis e impossíveis entre a psicanálise e a literatura, a segunda parte pauta-se em uma explanação dos conceitos fundamentais da psicanálise. A terceira, dedicada ao autor e sua obra, contexto de publicação e outras considerações gerais que busquem compreender gênero e complexidade da obra, entre outras publicações. Já a quarta e última, trata-se da análise do texto propriamente. Apostamos em uma perspectiva que busca não esgotar o texto literário, mas compreendê-lo em sua ampla capacidade de sentidos e interpretações. Bellemin-Nöel (1978, p.13) nos diz: “o poema sabe mais que o poeta”, através dessa compreensão e outras mais, almejamos não uma psicanálise do texto, mas sim ouvirmos a psicanálise através do texto, deixando-a advir pela arte.
Descrição: RIBEIRO, Arthur Vinicius Ramos. Transferência: amor e saber; A psicanálise em Demian. 2022. 53 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30788
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Arthur Vinícius Ramos Ribeiro.pdfTCC - Arthur Vinícius Ramos Ribeiro640.18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito134.31 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.