Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30795
Título: Gestão documental a partir da proposta de implantação do arquivo intermediário: um estudo de caso no Hospital Universitario Lauro Wanderley
Autor(es): Cardoso, Flaviana Patricio Caciano de Souza
Palavras-chave: Arquivo intermediário
Hospital Universitário
Gestão documental
Prontuários do Paciente
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: O presente trabalho de pesquisa foi desenvolvido no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba, mais precisamente no setor de Serviço de Arquivo Médico e Estatístico, localizado no bairro Castelo Branco, na capital Paraibana. O objetivo geral foi analisar o processo de implantação da gestão documental dos prontuários no arquivo intermediário em meio físico do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico no Hospital Universitário Lauro Wanderley da Universidade Federal da Paraíba. A metodologia desenvolvida para constituir o estudo de caso foi fundamentada na pesquisa de campo, com abordagem qualitativa e natureza exploratória e descritiva. Para o levantamento dos dados, além da observação in loco, questionário semiestruturado, roteiro de entrevista e registros de imagens fotográficas foram utilizados como instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos apontam que, antes de 2018, não havia um servidor para trabalhar no arquivo intermediário do Serviço de Arquivo Médico e Estatístico, mas, com a contratação de mais funcionários, a implantação da gestão documental do arquivo intermediário efetivada em 2019, cujas mudanças estruturais começaram a ocorrer. O espaço físico aumentou com a realização de uma reforma no arquivo geral, sendo construída uma sala grande e ampla para armazenar os arquivos intermediário e permanente, porém, sem climatização. Podendo concluir que a implantação da gestão documental no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico conseguiu efetivar as boas práticas nas atividades arquivísticas com os prontuários. Porém, as instalações físicas do arquivo no Serviço de Arquivo Médico e Estatístico ainda carecem de melhorias e aquisição de materiais e equipamentos, com destaque para a importância de melhorar a iluminação, em determinadas áreas; instalar a climatização; extinguir a massa documental acumulada, que ainda está sendo revitalizada anualmente.
Descrição: CARDOSO, F. P. C. de S. Gestão documental a partir da proposta de implantação do arquivo intermediário: um estudo de caso no Hospital Universitário Lauro Wanderley. 2023. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30795
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flaviana Patrício Caciano de Souza CardosoTCC - Flaviana Patricio Caciano de Souza Cardoso2.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito419.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.