Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/308
Título: Escrita, histeria e feminino
Autor(es): Melo, Renally Xavier de
Palavras-chave: Escrita
Feminino
Psicanálise
Literatura
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Este trabalho é resultado da exigência da graduação em Psicologia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para a construção desse estudo foi feita uma articulação entre os campos da Literatura e da Psicanálise, fazendo uso dos conceitos da escrita, da histeria, e do feminino. Tomando para o cerne dessa discussão o romance Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres, de Clarice Lispector, problematizamos a relação existente entre os saberes psicanalítico e literário, pensando a função da escrita como um savoir-faire frente à castração. Nesse sentido, fizemos uma digressão histórica na obra freudiana contextualizando a histeria e o surgimento da associação livre como método terapêutico e a implicação de quem escuta, com a atenção flutuante. A partir das considerações feitas sobre o discurso histérico, refletimos sobre o “ser” feminino posto tanto para o homem quanto para a mulher, dentro da lógica psicanalítica, referendando esta premissa nos protagonistas de Clarice Lispector: Lóri e Ulisses.
Descrição: MELO, R. X. de. Escrita, histeria e feminino. 2011. 68f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/308
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renally Xavier de Melo.pdfRenally Xavier de Melo506.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.