Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30803
Título: Ser quem se é: autenticidade, liberdade experiencial e os padrões sociais
Autor(es): Meneses, Sabrina Costa Toscano
Palavras-chave: Liberdade experiencial
Padrões sociais
Redes sociais
Data do documento: 29-Nov-2022
Resumo: No atual contexto de globalização as ações cotidianas e íntimas geram consequências globais, ao passo que as questões globais interferem, quase instantaneamente, nas ações pessoais. Diante disso, o ser humano se torna produtor e produto de padrões sociais que são difundidos nos mais diversos meios de comunicação, em especial nas redes sociais. Assim, surge a necessidade de melhor compreender como ocorre essa interferência e quais as consequências dessa para a autenticidade e liberdade experiencial, tendo em vista que ambas são essenciais para o crescimento saudável do ser humano. Portanto, esse estudo teórico se baseia em textos clássicos e contemporâneos da Abordagem Centrada na Pessoa, Sociologia e Filosofia para refletir sobre a influência exercida pelos padrões sociais na autenticidade e na liberdade experiencial individual, partindo da apresentação destes conceitos com base na psicologia humanística, da discussão sobre os padrões vigentes na sociedade ocidental contemporânea e da análise da relação entre esses e a saúde mental. Destarte, foi possível identificar que, na sociedade atual, a não aceitação das vivências particulares de maneira plena é uma realidade. Nota-se que tal modo de funcionamento pode ser um impeditivo ao processo de tornar-se quem se é e, consequentemente, ser gerador de sofrimento.
Descrição: MENESES, Sabrina Costa Toscano. Ser quem se é: autenticidade, liberdade experiencial e os padrões sociais. 2022. 23 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30803
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sabrina Costa Toscano Meneses.pdfTCC - Sabrina Costa Toscano Meneses484.48 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito12.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.