Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30806
Título: Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a educação física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura
Autor(es): França, Ísis Loany Beserra
Palavras-chave: Educação Física
Dança
Dimensão sociocultural da dança
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O ser humano é um ser sociocultural, portanto, produz cultura em diferentes tempos e espaços, atribuindo diferentes sentidos e significados as suas práticas corporais. Um destes conhecimentos que integra, constitui a identidade do sujeito e de um povo, que traz sentidos e significados é a dança. Essa prática corporal é para a Educação Física um objeto de conhecimento que deve ser abordado na escola, em todo o ensino fundamental, conforme a BNCC. Considerando que cada dança, traz, revela elementos simbólicos, expressivos de culturas, logo afirma-se que há uma diversidade cultural que pode ser demostrada pelas danças e vice-versa. Nesse contexto, o estudo apresenta como problemática central: Quais interfaces da dança se revelam na produção científica sobre esta prática corporal, no campo sociocultural, potenciais para dialogar com a Educação Física escolar? A pesquisa teve como objetivo central, identificar possíveis interfaces na compreensão sobre a dança na dimensão sociocultural, bem como, apontar aspectos sobre a dança na escola e na Educação Física e apresentar fundamentos centrais sobre o currículo cultural da Educação Física na escola. O estudo trata-se de uma pesquisa de revisão narrativa da literatura, tendo como uma das relevâncias apresentar apontamentos teóricos sobre a dança no campo das linguagens e suas tecnologias, onde a Educação Física integra, numa articulação com a dimensão sociocultural. Os argumentos apresentados na revisão de literatura poderão embasar o fazer pedagógico do professor de Educação Física na escola, considerando os vieses entre corpo, dança e cultura. O estudo destaca: a recorrência do corpo na compreensão da dança no campo sociocultural; a dança na escola, nas aulas de Educação Física, deve ser compreendida, abordada e vivenciada a partir dos eixos: corpo, cultura, sociedade e linguagens; a recorrência de estudos de Marcos Garcia Neira sobre currículo cultural da Educação Física como objeto de estudo.
Descrição: FRANÇA, Ísis Loany Beserra. Interfaces da dança no campo sociocultural: apontamentos para a Educação Física escolar a partir de uma revisão narrativa da literatura. 2022. 27 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30806
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ísis Loany Beserra França.pdfTCC - Ísis Loany Beserra França629.09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito251.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.