Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30807
Título: Perda gestacional e a atuação do psicólogo hospitalar: Relato de experiência
Autor(es): Barbosa, Brunna Vieira
Palavras-chave: Perda gestacional
Psicologia hospitalar
Aborto
Óbito fetal
Data do documento: 30-Nov-2022
Resumo: O projeto de ter um filho envolve a expectativa de que a gestação culminará no nascimento do bebê. Contudo, malformações e intercorrências podem levar à morte do embrião ou feto, configurando um cenário de dor, permeado por diversas emoções. Apesar de frequente, a perda gestacional e o decorrente processo de luto perinatal ainda são assuntos que carecem de visibilidade social e reconhecimento, bem como atenção qualificada por parte dos profissionais de saúde. O presente artigo, portanto, visa relatar uma experiência de estágio em Psicologia, voltado às mulheres em situação de abortamento, no âmbito de uma instituição hospitalar pública da cidade de Campina Grande. Ao longo de quatro meses de estágio foram realizados, semanalmente, atendimentos nos leitos do setor “sala de parto”, a partir da proposta da Psicoterapia Breve de Apoio. Para fins de análise e discussão, foram selecionados quatro casos envolvendo casais que vivenciaram a experiência de perda gestacional por aborto espontâneo. Foi possível constatar o impacto emocional do aborto para esses casais pela interrupção dos planos de chegada do bebê, o que desencandeava sentimentos como tristeza, ansiedade e desamparo. A atuação direcionou-se à escuta atenta e livre de julgamentos aos pais, de forma conjunta, buscando compreender e validar os sentimentos.
Descrição: BARBOSA, Brunna Vieira. Perda gestacional e a atuação do psicólogo hospitalar: Relato de experiência. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30807
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Brunna Vieira BarbosaTCC - Brunna Vieira Barbosa640.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito206.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.