Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30813
Título: Perfil fitoquímico e atividade fotoprotetora do extrato hidroalcoólico das folhas de Pseudobombax simplicifolium (Malvaceae)
Autor(es): Oliveira, Francyellen Beserra de
Palavras-chave: Malvaceae
Embiratanha
Compostos fenólicos
Fotoproteção
Data do documento: 6-Dez-2022
Resumo: A utilização de protetores solares sintéticos, além de causar efeitos adversos ao ser humano, representa um poluente ambiental. Assim, pesquisadores têm voltado a atenção para a formulação de protetores solares a partir de produtos naturais. Nesse sentido, a espécie Pseudobombax simplicifolium, pertencente ao gênero Pseudobombax, vem sendo utilizada na região Nordeste para o tratamento de inúmeras doenças como problemas cardiovasculares, febre, anemia, dor de cabeça, úlceras e problemas renais. No entanto, não foram encontrados estudos sobre a química e atividade biológica da espécie. Nesse sentido, a presente pesquisa teve como objetivo a determinação do perfil fitoquímico e a avaliação da atividade fotoprotetora do extrato hidroalcoólico das folhas de P. simplicifolium (EHF-PS). O extrato bruto das folhas de P. simplicifolium foi submetido ao perfil fitoquímico, bem como a quantificação do teor de compostos fenólicos totais (TCP) e flavonoides totais (TFT), por meio do espectrofotômetro UV-Vis e a avaliação do potencial fotoprotetor, através do método espectrofotométrico. Os resultados obtidos na prospecção fitoquímica do EHF-PS sugerem a presença de taninos condensados, fenóis, flavonoides, alcaloides, esteroides livres e triterpenoides livres, além disso, o extrato apresentou-se rico em compostos fenólicos e flavonoides, com um TCP de 263,611 mgEAG/g e TFT de 10,703 mgEQ/g. A análise do fator de proteção solar (FPS) apresentou altos valores para as concentrações de 500 µg/mL e 1000 µg/mL, com um FPS de 23,66 e 25,01, respectivamente, conferindo à ação fotoprotetora. Mediante o exposto, a espécie P. simplicifolium apresenta valores significativos de compostos fenólicos e flavonoides. Com relação à ação fotoprotetora, o EHF-PS proporcionou valores consideráveis de FPS, podendo ser associado a outros compostos na produção de protetores solares, tornando-se uma candidata promissora na formulação de cosméticos fitoterápicos.
Descrição: OLIVEIRA, Francyellen Beserra de. Perfil fitoquímico e atividade fotoprotetora do extrato hidroalcoólico das folhas de Pseudobombax simplicifolium (Malvaceae). 2022. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30813
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francyellen Beserra de Oliveira.pdfTCC - Francyellen Beserra de Oliveira918.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito459.27 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.