Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30833
Título: Acidentes por escorpião: Influência do estado pandêmico peça COVID-19
Autor(es): Lyra, Uzielly Melo Alves de
Palavras-chave: epidemiologia
escorpião
COVID-19
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: O presente estudo buscou avaliar uma possível influência do confinamento pandêmico, provocado pela COVID-19, no perfil epidemiológico dos acidentes escorpiônicos atendidos no Centro de Informações e Assistência Toxicológica de Campina Grande (CIATox-CG) nos períodos de 2018 a 2022. Tratou-se de um estudo transversal, retrospectivo, com abordagem quantitativa dos 7.975 casos de notificações. Os dados e as tabelas foram construídos através de planilhas elaboradas no Microsoft Office Excel 2013. Em sua grande maioria, os casos ocorreram no gênero feminino, na faixa etária adulta e com ocupação estudante. A grande maioria desses casos evoluíram para cura com gravidade final leve. Os problemas relacionados aos acidentes escorpiônicos, são o reflexo de vários fatores como a baixa condição socioeconômica da população, a urbanização precária, a falta de saneamento básico e o acúmulo de lixo, além de fatores agravantes como a deficiência na educação, a dificuldade de atuação das equipes de vigilância em saúde, a baixa escolaridade do trabalhador e principalmente a falta de informação acerca da temática. Observou-se um aumento do número de casos de escorpionismo por T. Stigmurus no período pandêmico, possivelmente relacionado a uma maior permanência das pessoas no ambiente domiciliar, principalmente nos primeiros anos do isolamento social. Dessa forma, é possível notar que o escorpionismo pode impactar de forma direta ou indiretamente na qualidade de vida da população, portanto a realização de um estudo epidemiológico objetivo e detalhado podem auxiliar na elaboração de medidas públicas que visem a prevenção dos acidentes, e contribuam para o diagnóstico e tratamento das vítimas, além de fornecer informações básicas de como prevenir os acidentes.
Descrição: LYRA, Uzielly Melo Alves de. Acidentes por escorpião: Influência do estado pandêmico peça COVID-19. 2023. 51 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30833
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Uzielly Melo Alves de LyraTCC - Uzielly Melo Alves de Lyra1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito85.11 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.