Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30840
Título: Empreendedorismo na arquivologia: uma análise sistemática da literatura e proposta de diretrizes para empreender na área
Autor(es): Ribeiro, Jéssica Rayane de Lima
Palavras-chave: Arquivologia
Empreendedorismo
Empreendedorismo na arquivologia
Data do documento: 20-Nov-2023
Resumo: Considerando que o arquivista é um detentor de informações e a figura central na preservação dos documentos em arquivos, além de ser o responsável pela solução de tratamento funcional em empresas e instituições, este exerce um papel substancial relacionado a tomadas de decisões. O objetivo deste estudo é analisar as características da literatura científica, sobre a relação entre a arquivologia e o empreendedorismo e mapear os temas centrais para o avanço das pesquisas na área de arquivologia e empreendedorismo. Através da lacuna identificada, que norteia o problema da seguinte questão: como é discutida na literatura a relação entre a Arquivologia e o Empreendedorismo? Foi possível realizar uma análise sistemática da literatura, por meio de ferramentas e técnicas disponibilizadas na base de dados do Google Acadêmico – no período de 2000 a 2023. Utilizando este meta buscador, foram identificados artigos publicados em diversos periódicos como: repositórios de universidades brasileiras, Scielo,Brapci entre outros. A análise sistemática permitiu traçar um mapa da literatura ao longo do tempo e apontar tópicos centrais para pesquisas futuras sobre empreendedorismo e perfil empreendedor no âmbito da área da arquivologia. Pôde-se notar a carência de publicações a respeito da temática e além disso, surgiu a necessidade de apresentar diretrizes em como ser um arquivista empreendedor, logo, foi proposto uma cartilha com orientações para empreender na área. Esse estudo contribui com a importância para Arquivologia no sentido de ampliar o conhecimento teórico a respeito da prática empreendedora arquivística e com isso, promover avanços inovadores na gestão, preservação e acessibilidade de informações e documentos, contribuindo para a eficiência e a inovação na área.
Descrição: RIBEIRO, J. R. de L. Empreendedorismo na Arquivologia: uma análise sistemática da literatura e proposta de diretrizes para empreender na área. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30840
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Jéssica Rayane de Lima RibeiroTCC - Jéssica Ribeiro1.61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito263.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.