Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30842
Título: A responsabilidade socioambiental e gestão de documentos no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba
Autor(es): Silva, Ronaldo Rogério da
Palavras-chave: Arquivologia e meio ambiente
Responsabilidade socioambiental
Universidade Estadual da Paraíba
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: A pesquisa aborda sobre a importância da responsabilidade socioambiental do Arquivista no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. Nesse contexto, ele exerce um papel importante no contexto atual, pois compete a ele preservar e organizar documentos históricos e informações de valor cultural, científico e administrativo. O objetivo é promover a conscientização sobre a importância da responsabilidade socioambiental na profissão de arquivista, revisar a literatura existente sobre a gestão de documentos e seu mecanismo quanto a preservação do meio ambiente e entrevistar profissionais dos setores correspondentes que trabalham no Campus V - João Pessoa da Universidade Estadual da Paraíba. Caracteriza-se como um estudo exploratório, envolvendo uma abordagem quantitativa, sendo utilizado um questionário semiaberto online através das plataformas do Google Forms encaminhado via e-mail e respondido na íntegra por 12 respondentes que trabalham nos setores do Campus V- João Pessoa da Universidade Estadual da Paraíba. Conforme as respostas coletadas foram demostradas nos resultados que o Arquivista possui a responsabilidade de buscar soluções e adotar práticas que minimizem os impactos ambientais. Além disso, é necessário priorizar o descarte adequado de materiais obsoletos, através da reciclagem e reutilização. Portanto, o arquivista é um profissional que busca garantir a preservação do ambiente de trabalho, podendo contribuir para a construção de um futuro mais sustentável. Conclui-se no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba o arquivista tem a responsabilidade de buscar soluções e adotar práticas que minimizem esses impactos e que promova o descarte adequado de materiais.
Descrição: SILVA, R. R. da. A responsabilidade socioambiental e gestão de documentos no Campus V da Universidade Estadual da Paraíba. 2023. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30842
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Ronaldo Rogério da SilvaDOC-20231207-WA0012744.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoDOC-20231207-WA0012532.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.