Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30845
Título: Planejamento de acervos com foco na preservação e conservação: estudo de caso no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima
Autor(es): Cabral, Polyana de Matos
Palavras-chave: Planejamento de acervo em arquivos
Gestão de documentos
Preservação e conservação de documentos
Laboratório de práticas de ensino
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Os laboratórios de práticas educacionais nos cursos de Arquivologia representam um valioso dispositivo aliado ao ensino e aprendizagem. No curso de Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba os laboratórios de práticas compõem não apenas ambientes físicos destinado a execução de aprendizagens e pesquisas, como ainda operam no sentido e preparar os discentes para atuação no contexto do mercado de trabalhando por promoverem a execução de processos rotineiros do ofício em arquivos. O presente estudo emerge das vivências no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima no transcurso do componente de Estágio Supervisionado Obrigatório no Bacharelado em Arquivologia da Universidade Estadual da Paraíba, por representar um importante espaço de aprendizagem e figurar como um ambiente que custodia um acervo notável de documentos com valor secundário para a memória do Campus V e de modo geral para o fundo da Universidade Estadual da Paraíba. A pesquisa em tela objetivou propor a abordagem de planejamento do acervo no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima com foco na preservação e conservação. Do ponto de vista metodológico a pesquisa é tipificada como sendo exploratória-descritiva de caráter qualitativo e operacionalmente configurada como um estudo de caso. Como resultados foi identificado que o acervo presente no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima possui documentos de diferentes setores e cursos do Campus V que são acumulados em uma única sala no mobiliário de arquivo deslizante. Avaliou-se ainda que a documentação apesar de organizada requer adoção de materiais adequados para seu acondicionamento, sobretudo os apresentados em gênero iconográfico. Foi caracterizado que apesar da relevância da documentação para a memória da Universidade Estadual da Paraíba o Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima não possui um planejamento do acervo do ponto de vista atual e em prospecções futuras. Por fim, acredita se que dado o volume da documentação, capacidade técnica dos profissionais atuantes no Laboratório Integrado e a relevância de seu acervo, a recomendação da realização de um planejamento do acervo no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima com foco na preservação e conservação representa um salto de qualidade para o patrimônio documental da instituição.
Descrição: CABRAL, P. de M. Planejamento de acervos com foco na preservação e conservação: estudo de caso no Laboratório Integrado Mara Cordeiro de Lima. 2023. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30845
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Polyana de Matos CabralTCC - Polyana de Matos Cabral.pdf663.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito.pdf567.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.