Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30857
Título: Além da perda: reflexões sobre a morte e o luto na pandemia de covid-19
Autor(es): Silva, Sueverson Alves da
Palavras-chave: Pandemia
Psicologia
Luto
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: No contexto da pandemia de COVID-19, o luto emerge como uma realidade complexa e desafiadora, destacando-se como um tema central no enfrentamento das perdas ocorridas durante essa crise global. Este artigo realiza uma análise abrangente sobre o processo de luto, explorando as implicações psicológicas e sociais associadas às mortes decorrentes da pandemia. A revisão bibliográfica literária abarca uma variedade de fontes desde 2019, buscando compreender as transformações nos rituais de despedida e a experiência coletiva de luto. O objetivo principal é contextualizar as dimensões psicológicas do luto na pandemia, ressaltando a importância do suporte emocional, estratégias de enfrentamento e medidas sociais para promover a resiliência e mitigar o sofrimento individual e coletivo. Este trabalho visa, assim, contribuir para a compreensão e a promoção de abordagens mais sensíveis e empáticas diante do desafio do luto na era da COVID-19. Este estudo ressalta a importância de abordar o luto na pandemia com sensibilidade e empatia. A promoção do diálogo aberto, juntamente com estratégias eficazes de apoio emocional, torna-se essencial para o bem-estar individual e coletivo. Destaca-se também a necessidade de medidas sociais e de saúde pública que possam mitigar o impacto do luto na sociedade, contribuindo para uma resposta mais resiliente diante desse desafio.
Descrição: SILVA, Sueverson Alves da. Além da perda: reflexões sobre a morte e o luto na pandemia de Covid-19. 2023. 24 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30857
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Sueverson Alves da SilvaTCC - Sueverson Alves da Silva427.91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito332.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.