Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/3086
Título: Arquivologia e a Ciência da Informação: Profícuo Diálogo Interdisciplinar
Autor(es): Braz, Amanda Rose de Figueirêdo
Palavras-chave: Ciência da Informação
Interdisciplinaridade
Arquivologia
Data do documento: 14-Mar-2014
Resumo: O presente estudo tem por finalidade expor a Arquivologia como campo de diálogo interdisciplinar com a Ciência da Informação, haja vistas que essas duas áreas contemplam o mesmo objeto de estudo. O que as torna interdisciplinar são seus elementos de conversação, sendo esse, a informação. Abordamos os pontos em comum que estas disciplinas carregam em seu campo e relatamos seus crescimentos como áreas. A pesquisa parte de um estudo teórico e empírico, desenvolvido de acordo com o objetivo geral, que é analisar os parâmetros que definem a interdisciplinaridade entre a Ciência da Informação e a Arquivologia no curso da UEPB. É uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa e o instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário aberto, aplicado aos docentes da Instituição. Obtivemos como resultado, que mesmo não sendo tema primordial de seus componentes curriculares, os docentes abordam a interação entre a Arquivologia e a CI, pois utilizam a informação como objeto de seus estudos, e que o Projeto Político Pedagógico (PPP) de Arquivologia favorece a está interação, pois dá subsídios que favorecem a interface entre as disciplinas em sala de aula. Assim podemos inferir que trazer essa discussão é bastante relevante, proporciona entender as peculiaridades e as características dessas duas disciplinas, mostrando seus interesses comuns.
Descrição: BRAZ, Amanda Rose de Figueirêdo. Arquivologia e a Ciência da Informação: Profícuo Diálogo Interdisciplinar. 2012. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/3086
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Rose de Figueirêdo Braz.pdfAmanda Rose de Figueirêdo Braz1.26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.