Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30863
Título: Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º ano do ensino fundamental
Autor(es): Souza, Lucas Eduardo dos Santos Silva
Palavras-chave: Erros matemáticos
Equações do segundo grau
Ensino Fundamental
Ensino e aprendizagem
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Apesar dos grandes esforços que têm sido realizados pelos professores e pesquisadores no ensino e aprendizagem da Matemática, mais especificamente no estudo das equações do 2º grau, os alunos continuam cometendo erros ao efetuarem resoluções para as mesmas na tentativa de solucioná-las. Desse modo, a presente pesquisa visa realizar uma verificação e discussão dos erros na resolução das equações do 2º grau, a qual é apresentada no 9º Ano do Ensino Fundamental de uma forma mais aprofundada. Nosso principal questionamento: O que tem levado muitos dos alunos do 9º Ano a cometerem erros ao traçarem soluções para as equações do 2º grau? Assim sendo, procuramos relatar um pouco sobre o ensino e aprendizagem da Matemática, em seguida, fazemos uma abordagem histórica até os dias atuais para entender a equação quadrática e, logo após, mostramos algumas aplicações como também, apresentamos alguns pensamentos de autores que nos darão base para tratar os possíveis erros dos alunos, mostrando assim a relevância do ensino a partir dos erros. Aplicamos um questionário para gerar os dados da pesquisa, realizamos as discussões dos dados coletados junto aos alunos do 9° Ano da Escola Municipal de Ensino F. Abel Barbosa Silva, onde pudemos perceber as principais dificuldades encontradas, dentre elas: a falta de conhecimentos prévios, compromisso e reponsabilidade dos alunos com sua aprendizagem, a compreensão dos valores presentes nas equações e de reconhecer os polinômios em sua forma fatorada. Por fim, trouxemos as considerações finais juntamente com algumas observações acerca da contribuição que a verificação de erros tem no ensino e aprendizagem, onde foi percebido que aprendizagem a partir dos erros ajuda o educando a enxergar onde o erro foi cometido e corrigi-lo, bem como o desenvolvimento do raciocínio lógico, além de trazer um feedback tanto para o aluno quanto ao professor no desenvolvimento de suas atividades laborais.
Descrição: SOUZA, Lucas. Estudo sobre erros na resolução de equações do segundo grau no 9º Ano do ensino fundamental. 2023. 43 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30863
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Lucas Eduardo dos Santos Silva SouzaTCC - Lucas Eduardo dos Santos Silva Souza755.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito325.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.