Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30877
Título: A importância da psicologia no futebol - o pilar invisível do desenvolvimento: uma revisão bibliográfica
Autor(es): Soares, Igor Rafael de Lucena
Palavras-chave: Psicologia no futebol
Esporte
Saúde mental
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: Este trabalho tem como objetivo analisar e evidenciar a crescente importância da psicologia no cenário futebolístico contemporâneo. A relação entre o desempenho atlético e os aspectos psicológicos dos atletas é cada vez mais reconhecida como um componente crítico do sucesso da equipe e do atleta. Primeiro, são explorados os desafios psicológicos enfrentados pelos jogadores de futebol, como a pressão competitiva, a gestão do estrese, a ansiedade de desempenho e a tomada de decisões sob pressão. É analisado o papel dos psicólogos no contexto desportivo, enfatizando o seu papel na preparação psicológica, no desenvolvimento de competências emocionais e na melhoria da resiliência. Além disso, são abordadas estratégias de treinamento mental, como visualização, controle da respiração e técnicas de relaxamento, que podem ajudar a melhorar o desempenho individual e coletivo. Concluiu-se que a integração da psicologia no futebol não só melhora o desempenho atlético, mas também promove a saúde mental dos atletas e contribui para uma carreira mais duradoura e satisfatória. Este estudo destaca, portanto, a crescente necessidade de conscientização e implementação contínua da psicologia nos ambientes esportivos de futebol.
Descrição: SOARES, Igor Rafael de Lucena. A importância da psicologia no futebol - o pilar invisível do desenvolvimento: uma revisão bibliográfica. 2023. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30877
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Igor Rafael de Lucena SoraesTCC - Igor Rafael de Lucena Soraes438.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito271.61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.