Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30880
Título: Influência da pluma estuarina na composição e abundância da assembléia de larvas de peixes em praias do litoral paraibano
Autor(es): Vieira, Zaíne Marcelle Anízio
Palavras-chave: Ictioplâncton
Zona de surf
Parâmetros ambientais
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: O ictioplâncton é uma fase fundamental no ciclo de vida dos peixes e desempenha um papel vital nos ecossistemas aquáticos. Esses organismos, que compreendem as larvas e os ovos de peixes, são muito vulneráveis a alterações das condições ambientais, distúrbios e extremamente dependentes da disponibilidade de recursos para sobreviver. Visto isso, o objetivo deste estudo foi analisar a distribuição das larvas de peixe em praias influenciadas e não influenciadas pela pluma estuarina do estuário do Rio Paraíba do Norte, buscando verificar variáveis ambientais preditoras da abundância do ictioplâncton. As amostragens foram realizadas mensalmente entre os meses de janeiro e maio de 2023, com auxílio de rede de plâncton. Um total de 17 famílias foi registrado na área amostrada, sendo Engraulidae, Carangidae, Serranidae, Gobiidae e Sciaenidae as que apresentaram maior frequência de ocorrência. A análise de variância não indicou diferença significativa entre as zonas de influência da pluma estuarina, e a dbRDA indicou que houve uma correlação positiva entre a salinidade e as larvas da zona sem influência da pluma. Os resultados apontam que, no caso deste estudo, o principal fator que determina a distribuição das larvas nas praias amostradas é a variabilidade dos parâmetros ambientais ao longo dos meses e não a proximidade da zona de influência da pluma estuarina.
Descrição: VIEIRA, Zaíne Marcelle Anízio. Influência da pluma estuarina na composição e abundância da assembléia de larvas de peixes em praias do litoral paraibano. 2023. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30880
ISSN: CDD 570
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Zaíne Marcelle Anízio VieiraTCC - Zaíne Marcelle Anízio Vieira957.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito449.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.