Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30882
Título: Phet simulations como recurso didático no ensino e aprendizagem de matemática: uma experiência com frações
Autor(es): Silva Junior, Gerson Geraldo da
Palavras-chave: Phet simulations
Ensino de frações
Tecnologia educacional
Ingressantes no ensino superior
Aprendizado
Data do documento: 30-Nov-2023
Resumo: Este estudo investiga os impactos do Phet Simulations no Ensino de Frações, com foco em alunos do Ensino Superior na disciplina de Fundamentos de Matemática Básica. A pergunta de pesquisa é: "Quais os impactos do Phet Simulations como recurso didático no Ensino e aprendizagem de frações?". A revisão da literatura aborda as dificuldades comuns no aprendizado de frações, a influência das Tecnologias Educacionais na Educação Matemática e a relevância das simulações virtuais, especialmente no contexto do Phet Simulations. O objetivo geral é investigar como o Phet Simulations contribui como recurso didático na aprendizagem matemática no Ensino de Frações. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. Com base nesse embasamento teórico, foram conduzidas duas aulas práticas com o uso do simulador, seguidas pela aplicação de um questionário para avaliação do aprendizado dos alunos, proporcionando uma visão inicial do desafio educacional. Durante as aulas, o Phet Simulations foi integrado de maneira a explorar ativamente conceitos de frações, oferecendo uma abordagem interativa. Os resultados revelaram dados valiosos sobre o impacto do uso do simulador no aprendizado dos alunos, proporcionando uma compreensão mais profunda e contextualizada. Essa abordagem inovadora não apenas auxiliou na superação de desafios conceituais, mas também proporcionou uma perspectiva mais dinâmica e envolvente para o Ensino de Frações. Os resultados destacam a potencialidade do Phet Simulations como ferramenta eficaz no Ensino de Frações, ressaltando sua capacidade de proporcionar uma compreensão mais significativa e duradoura dos conceitos matemáticos. Este estudo contribui não apenas para o campo específico do Ensino de Frações, mas também para a discussão mais ampla sobre a integração de Tecnologias Educacionais no Ensino.
Descrição: SILVA JÚNIOR, Gerson Geraldo da. Phet simulations como recurso didático no ensino e aprendizagem de matemática: uma experiência com frações. 2023. 58 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30882
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gerson Geraldo da Silva Junior.pdfTCC - Gerson Geraldo da Silva Junior783.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Déposito.pdfTermo de Depósito281.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.