Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30885
Título: Genética na rede: uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica sobre genética
Autor(es): Leal, Viviane Marinho
Palavras-chave: Popularização da ciência
Redes sociais
Genética
Cordéis
Data do documento: 27-Nov-2023
Resumo: As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICs) difundiram-se como aliadas a Divulgação Científica (DC), como a rede social Instagram. A DC dentro da área da genética, é uma tarefa desafiadora. Assim, este trabalho teve como objetivo realizar divulgação científica de temas relacionados com a área de genética humana e médica através do Instagram. Para seu desenvolvimento, foi utilizado o perfil “@geneticanarede”. Foram escolhidas cinco temáticas para serem abordadas nas publicações: doenças genéticas em geral, síndromes, conceitos e aplicações de genética, curiosidades e genética em cordel. Baseadas em estudo netnográfico, foram realizadas a coleta dos dados, em 18 de outubro de 2023, pela ferramenta Insights disponibilizada pelo Instagram e levantamento das respostas das enquetes realizadas na forma de stories e dos comentários individuais. E a análise dos dados, executada de forma quantitativa e por Análise Textual do Discurso (ATD). Obteve-se os seguintes resultados: 659 pessoas seguiam o perfil nessa data, sendo o maior público do gênero feminino (74,7%), total de alcance das publicações foi de 36.228 pessoas. As postagens que tiveram maior alcance foram os cordéis autorais (29.021), seguido por doenças genéticas (3.406) e conceitos e aplicações de genética (1754). Ademais, os cordéis também obtiveram maior interação (1767). Os resultados das enquetes evidenciam que apesar de se ter dificuldades para entender sobre a genética, há interesse pela área (50% das respostas). E que os cordéis representam um recurso relevante para o processo de ensino e aprendizagem (90% das respostas). A partir da ATD surgiram três categorias: Conteúdo do Material, Recurso Visual e Conteúdo e Cultura. Estes resultados demonstraram que o @geneticanarede, possui potencial para realizar DC, suas publicações despertam interesse pela genética. Além disso, é possível divulgar ciência através de cordéis, assim, o perfil é uma inovação ao unir genética, arte e tecnologia, contribuindo com a valorização da ciência e da cultura nordestina. Logo, DC pode ser realizada pelo Instagram, levando leveza aos conteúdos complexos, como os de genética, possibilitando alfabetização e letramento científico, de forma leve e descontraída, sem deixar de prezar pela veracidade.
Descrição: LEAL, Viviane Marinho Leal. Genética na rede: uso do Instagram como ferramenta de divulgação científica sobre genética. 2023. 129 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30885
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Viviane Marinho Leal.pdfTCC - Viviane Marinho Leal3.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito135.28 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.