Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30889
Título: O feminino em Lóri e os (des)enlaces do amor
Autor(es): Castro, Maria Eduarda Leão de
Palavras-chave: Feminino - amor
Psicanálise
Estudos lacanianos
Estudos freudianos
Data do documento: 2-Dez-2022
Resumo: O amor e o modo de as mulheres se relacionarem com ele adquire diversas formas ao longo da história, entretanto, há uma constante nos discursos, elas continuam falando de amor. A construção desse estudo detém-se ao lugar ocupado pelo amor na trajetória de uma mulher, considerando a proximidade existente entre a psicanálise e o feminino, constata-se um caminho possível a ser traçado. A psicanálise aponta que há uma relação íntima entre o feminino e a incompletude, destaca-se o amor como um recurso feminino frente a essa falta. Assim, através de uma revisão teórica com ênfase nos estudos psicanalíticos de Freud e Lacan, o estudo tem como objetivo discutir sobre o amor, o desejo e o gozo na posição feminina através da análise da personagem Lóri da célebre obra “Uma aprendizagem ou o livro dos Prazeres” de Clarice Lispector, publicada em 1969. Discute-se no presente trabalho as decorrências da dupla falta que incide sobre o feminino, e é dado enfoque principal na busca do amor como forma de suplência a essa falta. Cabe salientar que nesse movimento a devastação é também uma resposta possível a mulher, tendo em vista o excesso que atravessa o gozo. A única conclusão possível diante do amor é que não há certezas, surge da implicação de cada mulher, no uma a uma, inventar um caminho possível para si ao se deparar com o amor.
Descrição: CASTRO, Maria Eduarda Leão de. O feminino em Lóri e os (des)enlaces do amor. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30889
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria Eduarda Leão de CastroTCC - Maria Eduarda Leão de Castro1.04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito286.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.