Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30890
Título: Relato de experiência: aplicação do STEAM education em ação de conscientização dos impactos ambientais no açude de Bodocongó - Campina Grande-PB
Autor(es): Galvao, Nathalia Cavalcanti
Palavras-chave: STEAM
Transdisciplinaridade
Escola Cidadã Integral
Questões sociocientificas
Base Nacional Comum Curricular - BNCC
Data do documento: 13-Dez-2022
Resumo: Este trabalho teve a finalidade mostrar como a abordagem STEAM pode colaborar com o processo de aprendizagem dos conteúdos das diretrizes curriculares e com as competências e habilidades da BNCC, nessa perspectiva a transdisciplinaridade e metodologias ativas, foram inseridas a partir das questões sociais e vinculada ao trabalho com o Novo Ensino Médio, que requer do corpo docente inovação e autonomia dos discentes, bem como desenvolver projetos que integrem o cotidiano dos alunos com os conteúdos propostos pela BNCC. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi de caráter descritivo a partir de um estudo de caso, caracterizando-a como abordagem qualitativa, na qual foi possível observar a aprendizagem dos estudantes a partir das atividades desenvolvidas, com a inserção da abordagem STEAM no processo de ensino e aprendizagem, com o auxílio da QSC poluição do açude de Bodocongó, que está inserida nos pressupostos teóricos das ODS, e estas possibilita a interação com o ensino na perspectiva da transdisciplinaridade. O estudo foi realizado na ECI – Deputado Álvaro Gaudêncio de Queiroz, que fica localizada na cidade de Campina Grande PB, os participantes foram os estudantes matriculados em uma disciplina eletiva, composto por alunos de 9° ano, 1ª série do ensino médio, 2ª série do ensino médio e 3ª série do ensino médio. Os resultados mostraram que houve aceitação por parte dos estudantes e envolvimento destes no processo de construção do conhecimento, apontado que a abordagem utilizada, favoreceu a compreensão das do tema trabalhado e possibilitou a interação entre disciplinas curriculares, motivando os alunos serem protagonistas no seu processo de ensino aprendizagem, despertando-lhes autonomia. A abordagem STEAM se mostrou satisfatória, pois garantiu que os alunos aprendessem e compreendessem a complexidade das problemáticas envolvidas, e conseguissem fazer relações entre o conteúdo estudado e a realidade social vivada por cada estudante, propondo possíveis soluções a partir de conhecimentos científicos. Ao se depararem com a situação da poluição do açude de Bodocongó, os alunos puderam identificar diversas problemáticas, ressaltando o que era incumbência dos governantes e o que eles, enquanto cidadãos, poderiam fazer.
Descrição: GALVAO, Nathalia Cavalcanti. Relato de experiência: aplicação do STEAM education em ação de conscientização dos impactos ambientais no açude de Bodocongó - Campina Grande-PB. 2022. 40 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30890
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Nathália Cavalcanti GalvãoTCC - Nathália Cavalcanti Galvão2.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito479.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.