Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30892
Título: A música como um recurso terapêutico com um grupo de homens idosos
Autor(es): Nunes, Victoria Maria de Freitas
Palavras-chave: Homens idosos
Música - psicologia
Isolamento social - pandemia
Data do documento: 1-Dez-2022
Resumo: O presente estudo tem como objetivo analisar o uso da música em intervenções online com um grupo de homens idosos no período de isolamento social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho exploratório e descritivo. A amostra foi composta por 7 homens idosos com idade entre 63 e 78 anos selecionados pela técnica de amostragem bola de neve (snowball sampling). O procedimento de coleta de dados ocorreu por meio de um questionário sociodemográfico e oficinas de dinâmica de grupos no formato online, devido ao isolamento social da pandemia da COVID-19. Foram realizadas 9 oficinas que ocorreram no período de janeiro a abril de 2021 com duração média de 90 minutos. Foi realizada uma análise descritiva dos dados obtidos no Questionário Sociodemográfico com a utilização do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) v.25 e uma análise temática de conteúdo do tipo categorial dos dados qualitativos conforme proposto por Bardin. Deste processo, emergiram as seguintes categorias temáticas: Evocação de lembranças; vivências do tempo presente; vulnerabilidades no isolamento social. No presente estudo, a música foi um importante recurso para evocação de lembranças de momentos e pessoas queridas, processo este importante para promover um sentimento de nostalgia, bem-estar e amenizar a saudade diante do isolamento. A música também foi importante como um recurso expressivo, logo, possibilitou a expressão das vulnerabilidades que permeiam o viver em um isolamento social. No entanto, não apenas proporcionou a exposição da fragilidade e do desamparo, mas também proporcionou acalento e elaboração para lidar com os sentimentos advindos desse processo.
Descrição: NUNES, Victoria Maria de Freitas. A música como um recurso terapêutico com um grupo de homens idosos durante o isolamento social. 2022. 28 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30892
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Victória Maria de Freitas Nunes.pdfTCC - Victória Maria de Freitas Nunes570.34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito419.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.