Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30895
Título: Violências obstétricas vivenciadas por parturientes no parto: uma revisão de literatura
Autor(es): Coelho, Celeste Carneiro dos Santos
Palavras-chave: Violência obstétrica
Saúde pública
Direito da mulher
Violência contra a mulher
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: As práticas de parto no contexto brasileiro têm sido pauta importante nas discussões em saúde pública nos últimos 30 anos devido à magnitude da mortalidade materna e neonatal e ao uso indiscriminado de intervenções desnecessárias na assistência. O parto e o nascimento, que eram vistos como um evento fisiológico e feminino, começam a ser encarados como um evento médico e medicalizado, incluindo a noção do risco e da patologia como regra, e não mais exceção. Neste modelo tecnocrático, a mulher deixou de ser protagonista, cabendo ao médico a condução do processo, ocasiões repletas de intervenções desnecessárias e atendimento não humanizado na assistência a parturiente que acontecem as violências obstétricas. Logo este estudo objetivou identificar na literatura científica as experiências vivenciadas por mulheres em relação ao parto. Tratase de um estudo de revisão integrativa, na qual foram analisados e selecionados estudos publicados entre 2017 e 2021 nas bases de dados, LILACS, PUBMED, MEDLINE, CAPEs, e nas bibliotecas SciELO e BVS. Por meio dos descritores “Violência obstétrica” e “Parto” e utilizando o operador lógico booleano “AND”, houve o cruzamento, a seleção e análises dos estudos ocorreram entre julho e novembro de 2022. Após uma análise minuciosa seguindo os critérios de inclusão e exclusão, 12 estudos foram selecionados. Todos os estudos analisados enfatizaram a violência obstétrica sofrida por mulheres nos serviços de saúde e confirmaram a necessidade de discussões sobre a temática na literatura e nos serviços de saúde como também a importância de informar e orientar as gestantes e parturientes sobre a violência obstétrica. Em consideração a esse panorama, é indispensável o reconhecimento que a problemática da violência obstétrica como um sério entrave de saúde pública. Então é preciso o reconhecimento desse tema como prioridade nas discussões e estudos, tendo em vista que a prática baseada em evidência é uma das principais ferramentas para a mudança da assistência obstétrica.
Descrição: COELHO, Celeste Carneiro dos Santos. Violências obstétricas vivenciadas por parturientes no parto: uma revisão de literatura. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30895
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Celeste Carneiro dos Santos CoelhoTCC - Celeste Carneiro dos Santos Coelho861.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito481.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.