Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30900
Título: Contribuições das práticas corporais de aventura na escola: Uma revisão bibliográfica
Autor(es): Silva Neto, Antônio Ferreira da
Palavras-chave: Práticas corporais de aventura
Educação física escolar
Skate
Slackline
Data do documento: 14-Nov-2023
Resumo: A inclusão das Atividades Corporais de Aventura no currículo da educação física escolar abre novas possibilidades de aprendizado, oferecendo aos alunos experiências únicas e a chance de enfrentar desafios pessoais em ambientes controlados. Isso levanta a questão de como essas atividades podem influenciar o desenvolvimento dos alunos. Portanto, o objetivo desta pesquisa é aprofundar a análise e compreensão das pesquisas acadêmicas que investigam o impacto das práticas corporais de aventura no contexto escolar e entender como essas atividades podem ser um recurso valioso para promover o desenvolvimento integral dos indivíduos, enquanto desmistifica a área para os profissionais. Este estudo é conduzido no estilo descritivo-exploratório, seguindo a forma de revisão de literatura, focando em material relevante relacionado às Práticas Corporais de Aventura. No processo de seleção, inicialmente foram identificados 66 artigos, dos quais 9 foram excluídos por serem duplicados e 58 por não se alinharem com seus resumos e títulos, além de não possuírem características de pesquisa de campo. Optou-se por considerar também artigos que relatassem benefícios subjetivos expressos pelos alunos em suas pesquisas. Isso resultou em 7 artigos que foram lidos na íntegra e que se encaixaram no escopo desta pesquisa. Nos estudos analisados, os pesquisadores evidenciaram avanços notáveis tanto em habilidades motoras quanto cognitivas nas práticas de skate e slackline, envolvendo não apenas as aptidões físicas, mas também a destreza manual dos alunos. As particularidades dessas modalidades destacam-se pela necessidade de uma proficiência significativa na coordenação e na manutenção do equilíbrio. Adicionalmente, foram identificadas melhorias subjetivas, relacionadas a sentimentos de competência social, superação de limites, coesão grupal, confiança, colaboração, companheirismo e responsabilidade, todas associadas à inserção das PCA’s no âmbito escolar. Inserir práticas corporais na escola se mostra uma medida essencial para o desenvolvimento integral dos alunos. Essa iniciativa proporciona uma ampla gama de benefícios, desde melhorias motoras e sócio afetivas até o estímulo ao trabalho em equipe e à disciplina. Além disso, a inclusão dessas práticas contribui para a formação de cidadãos mais conscientes de seus corpos e de sua importância na sociedade.
Descrição: SILVA NETO, Antônio Ferreira da. Contribuições das práticas corporais de aventura na escola: Uma revisão bibliográfica. 2023. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30900
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Antônio Ferreira da Silva Neto.pdfTCC - Antônio Ferreira da Silva Neto.pdf550.88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito.pdf1.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.