Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30902
Título: Influência do simulador PHET na formação de professores de química: Explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria
Autor(es): Almeida, Emmanuel Antonio Silva de
Palavras-chave: Ensino de química
Simulação virtual
Processo educacional
Data do documento: 29-Nov-2023
Resumo: No contexto do ensino de química, torna-se imperativo incorporar novos instrumentos que promovam o desenvolvimento cognitivo dos alunos e contribuam para a formação de cidadãos mais conscientes. A rápida evolução tecnológica global destaca a necessidade premente de integrar métodos instrucionais baseados em computador na educação. Nesse sentido, a utilização de simulações virtuais no processo de ensino e aprendizagem emerge como uma prática essencial. A complexidade dos conceitos químicos, muitas vezes abstratos, torna o aprendizado desafiador para muitos alunos. A inserção de simuladores virtuais, como o PhET, oferece uma abordagem dinâmica e visual que facilita a compreensão e a relação entre sistemas químicos. Reconhece-se, assim, a importância significativa do uso de simulações virtuais na educação química. Este estudo configura uma pesquisa de campo com o objetivo geral de explorar e compreender as concepções de estudantes/professores em formação inicial de química na Universidade Estadual da Paraíba, Campus I, em relação à utilização de simuladores virtuais como ferramenta didática no processo educacional. A metodologia inclui a realização de um workshop, acompanhado de questionários de conhecimentos prévios e pós-intervenção. Os resultados obtidos revelaram uma recepção positiva, com os participantes compartilhando abertamente sugestões e pontos de vista. A análise desses resultados destaca as simulações do PhET como uma ferramenta altamente atrativa e benéfica para o ensino de química, proporcionando insights valiosos para aprimorar a prática educacional no futuro.
Descrição: ALMEIDA, Emmanuel Antonio Silva de. Influência do simulador PHET na formação de professores de química: explorando Propriedades Físicas e Químicas da Matéria. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30902
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Emmanuel Antonio Silva de Almeida.pdfTCC - Emmanuel Antonio Silva de Almeida1.72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito929.64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.