Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30910
Título: Descrição arquivística para os documentos tridimensionais: um estudo acerca do arquivo do ex-governador Ricardo Coutinho
Autor(es): Pereira, Joilis Ramalho Vieira
Palavras-chave: Objetos tridimensionais
Descrição arquivista
Fundo Ricardo Vieira Coutinho
Arquivo dos governadores
Data do documento: 12-Dez-2022
Resumo: A finalidade da descrição arquivística é oportunizar o acesso aos documentos de arquivo, para isso, é necessário identificar e explicar o seu contexto e o seu conteúdo. Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os elementos de descrição arquivística para os objetos tridimensionais encontrados no acervo do Fundo Ricardo Vieira Coutinho. Essa escolha pautou-se na perspectiva de proporcionar ao público em geral a existência desses objetos no arquivo, ampliando o conhecimento e a sua utilização. Esta pesquisa classifica-se como empírica ou de campo. A abordagem é qualitativa. O estudo baseou-se nos conhecimentos adquiridos sobre a representação da informação em Fujita et al (2009), Assis (2012) e Bellotto (2006). Nesse contexto, analisaram-se os objetivos com vista à descrição documental baseada na Norma Brasileira de Descrição Arquivística (NOBRADE) e no Código de Catalogação Anglo-Americano. A orientação é justapor a descrição à realidade dos objetos tridimensionais do Fundo Ricardo Vieira Coutinho, que está inserido no Arquivo dos Governadores. Identificaram-se diversos documentos históricos e dos mais variados suportes, foi elaborado o formulário descritivo, usado na representação descritiva de cada objeto tridimensional, a fim de que eles representassem os documentos de forma padronizada e precisa, seguiram-se recomendações das normas de representação descritiva consagradas, como a ISAD (G), a NOBRADE e a AACR2. Dentre as considerações finais, constatou-se a necessidade de ampliação da descrição referente aos objetos tridimensionais.
Descrição: PEREIRA, J. R. V. Descrição arquivística para os documentos tridimensionais: um estudo acerca do arquivo do ex-governador Ricardo Coutinho. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30910
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Joilis Ramalho Vieira Pereira710.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de Depósito238.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.