Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30926
Título: Implicações de imagem e padrão corporal nos corpos que dançam: uma revisão integrativa
Autor(es): Martins, Gabriela Carla Vasconcelos
Palavras-chave: Dança
Imagem corporal
Padrão corporal
Data do documento: 28-Nov-2023
Resumo: A temática central deste estudo está ligada à discussão sobre o corpo, mais precisamente, à imagem corporal e aos padrões corporais em relação à prática da dança. A pesquisa estabeleceu como objetivo geral investigar de que forma o padrão de corpo ideal afeta dançarinos profissionais e não profissionais em sua vivência na dança, para isto, foi necessário identificar os desdobramentos de imagem corporal existentes na sociedade atual no corpo que dança, apontar as modalidades de dança em que as imposições estéticas de corpo são mais (e menos) recorrentes, considerando a vivência de praticantes e apontar quais são os transtornos relacionados à imagem que acompanham a busca deste corpo ideal para a dança. A fim de responder os objetivos foi realizado uma pesquisa integrativa nas bases de dados Scielo e Pubmed com os descritores: imagem corporal AND dança e seus respectivos termos em inglês. Para a análise foram selecionados 5 artigos que foram discutidos em categorias temáticas criadas por esta pesquisa, sendo elas: danças e imagem corporal, danças e morfologia corporal, Estudos sobre imagem e satisfação corporal na vivência dos estilos de danças e danças e gênero: a baixa recorrência de homens na amostragem da pesquisa. Ao fim deste estudo foi possível observar que a maioria dos estudos se concentra no ocidente e em seu padrão de beleza vigente, indo além da magreza corporal, pois a dança sofre influências do gênero, distúrbios alimentares, uso de espelhos e figurinos. As contribuições para a Educação Física são evidenciadas pela importância da discussão sobre a sensibilidade dos professores e instrutores de dança para a diversidade de corpos e aparências corporais, incentivando-os a criar ambientes mais saudáveis e promover o desenvolvimento de uma autoconsciência corporal positiva, além de discutir sobre distúrbios alimentares e pressões estéticas excessivas entre os entusiastas da dança.
Descrição: MARTINS, Gabriela Carla Vasconcelos .Implicações de imagem e padrão corporal nos corpos que dançam: uma revisão integrativa. 2023. . 25 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30926
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Carla Vasconcelos Martins.pdfTCC - Gabriela Carla Vasconcelos Martins518.45 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de Depósito2.47 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.