Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30930
Título: Gamificação/jogo no processo avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão)
Autor(es): Silva, Luiz Hebert Delferreira e
Palavras-chave: Avaliação
Gamificação
Ensino da matemática
Data do documento: 23-Nov-2023
Resumo: Nas pesquisas em educação/ensino de matemática, a avaliação da aprendizagem dos conceitos dos conteúdos das operações aritméticas (soma, subtração, multiplicação e divisão) de matemática, muitas vezes é percebida como um desafio por muitos estudantes da educação básica. A complexidade das avaliações da aprendizagem, como “prova” tradicionais ou testes, entre outros, podem intimidar o estudante criando barreiras no processo da avaliação da aprendizagem. Nesse cenário, podemos utilizar a gamificação no processo da avaliação da aprendizagem dos conceitos das quatros operações aritméticas, saindo assim de um ambiente tradicional e introduzindo o estudante em um ambiente de jogos. Este estudo tem uma metodologia e uma abordagem qualitativa e quantitativa, atrelada na integração do jogo/gamificação, explorando a aplicação dessa ferramenta educacional no processo da avaliação. Onde, o público alvo desta pesquisa são os estudantes do 7º ano do ensino fundamental, da rede pública estadual da Paraíba, localizada no município de Campina Grande. O objetivo central/geral é transformar a gamificação como recurso pedagógico no processo da avaliação da aprendizagem dos conceitos das quatro operações aritméticas da matemática. Contudo, transformando as avaliações de matemática estimulante e dinâmica, onde os estudantes não apenas são avaliados, mas também se divertem enquanto dominam as quatro operações básicas da matemática. Assim, desvendará o potencial da gamificação como uma ferramenta educacional no processo da avaliação, transformando a maneira como os alunos percebem e absorvem matemática.
Descrição: SILVA, Luiz Hébert Delferreira e. Gamificação/Jogo no processo de avaliativo da aprendizagem dos conceitos das quatro operações (soma, subtração, multiplicação e divisão). 2023. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30930
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Luiz Hébert Deferreira e SilvaTCC - Luiz Hébert Deferreira e Silva15.74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito695.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.