Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30940
Título: Religião e eleição presidencial: a influência dos evangélicos republicanos na eleição de Donald Trump (2016)
Autor(es): Maranhão, Anthunes Rodrigues Bento da Costa
Palavras-chave: Eleições
Estados Unidos
Conservadorismo
Evangélicos
Donald Trump
Data do documento: 21-Nov-2023
Resumo: Como Donald Trump conquistou os votos de evangélicos nas eleições de 2016? O presente trabalho se propõe a responder a pergunta, voltando-se para a análise de dois momentos centrais deste processo: as primárias do partido republicano e as eleições presidenciais de novembro de 2016. Neste caso, os evangélicos votaram de maneira maciça em um candidato que, até o início do processo eleitoral, não se comprometeu publicamente com pautas ou valores da moral cristã, caros a este perfil de eleitor. Para responder a essa questão, utilizou-se a metodologia de pesquisa quantitativa e qualitativa-descritiva a fim de examinar sistematicamente evidências que permitiram explicar como se deu o voto evangélico nos dois momentos comumente característicos deste processo nos EUA: as primárias do partido e nas eleições presidenciais. Para a análise destes eventos foram utilizados tanto fontes primárias, como as plataformas nacionais do Partido Republicano, quanto informações quantitativas, a respeito da população evangélica em determinados Estados dos EUA, e qualitativas, como a própria compreensão do movimento conservador americano e sua relação com o os evangélicos e com o Partido Republicano. Finalmente, o trabalho conclui que o voto evangélico não recaiu de forma homogênea sobre Donald Trump desde o início das primárias, sendo ele, inicialmente, um candidato não preferido pelos evangélicos, mas que acabou conquistando o voto do grupo ao estabelecer-se candidato do Partido Republicano nas eleições.
Descrição: MARANHÃO, A. R. B. da C. Religião e eleição presidencial: a influência dos evangélicos republicanos na eleição de Donald Trump (2016). 2023. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30940
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Anthunes Rodrigues Bento da Costa MaranhãoTCC - Anthunes Rodrigues Bento da Costa Maranhão998.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito231.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.