Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30947
Título: 23112023Conflitos nas Organizações Escolares: Como liderar de Forma Democrática
Autor(es): Santos, Romualdo dos
Palavras-chave: Administração Pública
Organizações Escolares
Gestão Escolar
Data do documento: 7-Dez-2022
Resumo: RESUMO A produção desse artigo é resultado do interesse e da importância em se analisar os conflitos que surgem entre os funcionários de uma instituição escolar. O estudo apresenta conceitos sobre gestão de pessoas e de conflitos dentro de um ambiente escolar entre colaboradores que trabalham no mesmo espaço, com regras muito próprias e interesses muito distintos. Assim, propomo-nos a analisar os conflitos vivenciados por estes, no contexto de funcionamento da instituição escolar. O trabalho na escola é muito mais produtivo quando existe mediação com metodologia eficaz para uma boa gestão, favorecendo a socialização e interação dos funcionários, promovendo ainda uma convivência dinâmica e prazerosa, contribuindo de forma satisfatória para um bom desempenho no seu desenvolvimento profissional e social. Esse estudo foi desenvolvido por meio da pesquisa bibliográfica e teve como fundamentação teórica as concepções de autores, como: Robbins, Judge e Sobral (2010), Kananane (1999), McIntyre (2007), Nascimento e Sayed (2017), Neto (2005) dentre outros, que discutem os conflitos de gestão de pessoas em uma instituição como uma alternativa para uma melhoria na busca de uma atividade dinâmica e prazerosa. Com o intuito de identificar os principais conflitos existentes na escola, realizou-se também uma roda de conversa com todos os funcionários. Este estudo aborda a importância do diálogo individual de cada funcionário e proporciona também a melhoria escolar. Diante dos resultados obtidos com a pesquisa constatou-se que é possível neutralizar os efeitos negativos gerados pelo conflito, transformando-os em oportunidades de crescimento pessoal, profissional como também institucional. Palavras-Chave: Organizações, Conflitos, Gestão.
Descrição: Santos, Romualdo dos, Conflitos nas Organizações escolares: Como liderar de Forma Democrática Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30947
Aparece nas coleções:94 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Romualdo dos Santos.pdfPDF - Romualdo dos Santos448.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito828.15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.