Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30970
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Carvalho, Kliandra de Almeida Galdino | - |
dc.date.accessioned | 2024-02-06T15:02:04Z | - |
dc.date.available | 2024-02-06T15:02:04Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-07 | - |
dc.identifier.other | CDD 351 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30970 | - |
dc.description | CARVALHO, Kliandra de Almeida Galdino. Ensino remoto e a pandemia da COVID-19: a experiência da Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Administração Pública) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante da interrupção das atividades acadêmicas na rede de ensino mundial devido à pandemia da COVID-19, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) necessitou implantar o ensino remoto como meio temporário de continuidade das atividades acadêmicas. Neste sentido, este estudo tem como objetivo geral analisar as estratégias adotadas pela UEPB para o desenvolvimento das atividades acadêmicas no período da pandemia da COVID-19. Esta pesquisa caracteriza-se como estudo de caso, de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, cujo embasamento teórico foi construído a partir de pesquisa bibliográfica e documental, e como instrumentos de coleta de dados foram utilizados pesquisa documental e entrevistas estruturadas realizadas com personagens legítimos, conhecedores e pertencentes desta história, que foram submetidos à análise de conteúdo. Como resultados, destaca-se a descrição minuciosa documental das ações e estratégias adotadas pela UEPB desde a interrupção das atividades acadêmicas até o retorno das atividades presenciais. Também foram relatados os desafios enfrentados a exemplo da resistência cultural de docentes, das adversidades socioeconômicas dos estudantes e da falta de capacitação tecnológica dos docentes e discentes. Como experiências negativas destaca-se a perda de vidas, a falta de estrutura física adequada para a aprendizagem e o aumento da evasão dos estudantes. Contudo, houve experiências positivas como a valorização do processo democrático no âmbito da UEPB, a inclusão de todos os estudantes através da criação do Programa do Auxílio Conectividade, o estímulo ao uso de ferramentas tecnológicas e o fomento do ensino híbrido, que se apresenta como tendência a se consolidar no mundo pós-pandemia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Ms. Allan Carlos Alves | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Administração Pública. | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto. | pt_BR |
dc.subject | COVID-19. | pt_BR |
dc.subject | UEPB. | pt_BR |
dc.title | 07122023Ensino remoto e a pandemia da Covid-19: a experiência da Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 94 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kliandra de Almeida Galdino Carvalho.pdf | PDF - Kliandra de Almeida Galdino Carvalho | 655.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 584.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.