Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30972
Título: A atuação do serviço social como articulador na viabilização dos direitos e a garantia da inclusão social da pessoa com transtorno do espectro autista.
Autor(es): Silva, Ellen Khadija Soares da
Palavras-chave: Serviço Social
Direitos
Autismo
Data do documento: 7-Jul-2023
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), apresentado em forma de monografia, se caracteriza como um estudo oriundo de uma revisão bibliográfica, com fundamentação teórica de caráter critico-dialético e tem como objetivo analisar o papel do Serviço Social como articulador na viabilização dos direitos e na garantia da inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ou seja, qual é a contribuição do Serviço Social como articulador na viabilização dos direitos e na garantia da inclusão social da pessoa com Transtorno do Espectro Autista? A realização desse estudo foi motivada pelas inquietações surgidas na vivência do estágio supervisionado obrigatório em serviço social, junto ao Núcleo de Apoio e Diagnóstico a pessoa com Deficiência (NADPD), localizado no hospital de Emergência e Trauma Dom Luiz Gonzaga Fernandes em Campina Grande/PB, no período de agosto de 2022 à julho de 2023. A pesquisa aqui apresentada, inicialmente, pontua uma trajetória histórica sobre o conceito do TEA e as “possíveis” causas e fatores de risco, apontando o desenvolvimento das pesquisas sobre o espectro e as dificuldades encontradas nelas. Em seguida, identifica a importância do diagnóstico de autismo e a relevância da família no processo de desenvolvimento, e as barreiras sociais enfrentadas pelos autistas, que causam exclusão social e preconceito por parte da sociedade. Além de discutir o caminho percorrido para os autistas serem considerados pessoas com deficiência para todos os efeitos legais. Por fim, trata o papel do Serviço Social na promoção desses direitos e na garantia da inclusão social, destacando o papel do assistente social na política de saúde e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar e da construção de políticas públicas que efetivamente promovam a inclusão e o bemestar dessa população. Então, conclui-se que o usuário com TEA e sua família necessita de um atendimento individualizado, com leitura de realidade. Como também que o assistente social é indispensável durante o processo de diagnóstico do autismo, como também após esse processo. Os resultados desse estudo, nos possibilitaram apreender que é necessário que o assistente social, que tem sua atuação voltada para uma leitura crítica da realidade social, procure em seu exercício profissional, qualificar cotidianamente sua prática e se atualizar sobre a temática, na perspectiva de buscar apreendê-la, enquanto expressão da questão social, buscando entender suas particularidades no âmbito da intervenção profissional.
Descrição: SILVA, Ellen Khadija Soares da. A atuação do serviço social como articulador na viabilização dos direitos e a garantia da inclusão social da pessoa com transtorno do espectro autista. 2023. p.44. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30972
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - versão final da final da final.pdfPDF - Ellen Kadhija Soares da Silva536.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito 20.07.pdfTermo de Depósito258.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.