Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982
Título: A inclusão de pessoas com deficiência no curso de engenharia civil: um estudo em universidades da Paraíba
Autor(es): Cruz, Maria Luíza do Nascimento
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Acessibilidade
Inclusão
Data do documento: 7-Dez-2023
Resumo: Este estudo caracteriza-se como uma abordagem metodológica fundamentada na análise e síntese de trabalhos anteriores e artigos acadêmicos relevantes, que visam avaliar o impacto da inclusão de pessoas com deficiência no curso de Engenharia Civil das universidades paraibanas. A pesquisa foi realizada por meio do Google Forms compartilhado via redes sociais, com um breve questionário aplicado aos alunos de Engenharia Civil da UEPB VIII, UFCG e UFPB. Esta abordagem permite insights valiosos sobre as lacunas existentes no campo da inclusão e acessibilidade no contexto educacional, especialmente no curso de Engenharia Civil. A importância desta investigação reside na necessidade de compreender o quão perceptível é a falta de conhecimento da sociedade sobre as deficiências no contexto atual. A acessibilidade no ensino superior funciona como uma ferramenta de inclusão socioeconômica, permitindo que mais pessoas adquiram conhecimentos, apliquem a sua aprendizagem na prática profissional e contribuam para diversas áreas do desenvolvimento científico e socioeconômico. Além disso, através dos resultados obtidos nessa pesquisa mostra a necessidade de um esforço para promover a inclusão e a acessibilidade no ensino superior, particularmente no curso de Engenharia Civil, a investigação sublinha a importância de investir em recursos e formação adequada para pessoas com deficiência, a fim de garantir um ambiente escolar inclusivo para todos os indivíduos.
Descrição: CRUZ, Maria Luíza Nascimento . A Inclusão de Pessoas com Deficiência no Curso de Engenharia Civil: um estudo em Universidades da Paraíba. 2023. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil). Universidade Estadual da Paraíba, Araruna- PB, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30982
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo deposito.pdfTermo de Depósito99.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz.pdfTCC - Maria Luíza do Nascimento Cruz3 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.