Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30983
Título: O (des)uso de recursos para promoção da acessibilidade em perfis de veículos jornalísticos no Instagram
Autor(es): Souza, Camilla Barbosa de
Palavras-chave: Acessibilidade
Jornalismo
Instagram
Comunicação
Data do documento: 8-Fev-2024
Editor: Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
Resumo: O fazer jornalístico foi alvo de diversas transformações ao longo do tempo, passando pela fase escrita, pelas ondas sonoras do rádio, telas das televisões, e, por fim, chegando à era digital, vivenciada hodiernamente. No contexto atual, os perfis virtuais de veículos da mídia tradicional, em sua grande maioria, têm propiciado um ambiente segregador, uma vez que conteúdos jornalísticos criados e disseminados por eles não permitem que as pessoas com deficiência tenham a mesma experiência satisfatória como as demais. Esse artigo objetiva-se a levantar uma discussão a respeito deste comportamento à medida em que busca compreender porque veículos jornalísticos com grande notoriedade nacional não se preocupa em utilizar recursos que visem à acessibilidade na disseminação de conteúdo em redes sociais. Para tanto, este trabalho está fundamentado em bases teóricas construídas após o processo metodológico de pesquisa bibliográfica. Em suma, nota-se que iniciativas que transformem essa realidade são de extrema importância para o público ao qual são direcionadas e percebe-se que deve haver uma urgência para que medidas visando à prática efetiva da acessibilidade comunicativa.
Descrição: SOUZA, Camila Barbosa de. O des(uso) de recursos para promoção da acessibilidade em perfis de veículos jornalísticos no Instagram. 2024. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Jornalismo) - Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Campina Grande - PB, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30983
Aparece nas coleções:27 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC CAMILLA BARBOSA DE SOUZA.pdfTCC CAMILLA BARBOSA DE SOUZA294.76 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPÓSITO.pdfTERMO DE DEPÓSITO325.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.