Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30985
Título: A escola regular e o processo de inclusão educacional: múltiplos olhares
Autor(es): Vasconcelos, Thalya Lanusse Montenegro de
Palavras-chave: Educação básica
Inclusão educacional
Pessoas com deficiência
Data do documento: 11-Fev-2024
Resumo: O tema da educação inclusiva possui grande relevância no que diz respeito ao contexto geral da inclusão na sociedade. O alunado com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação deve ser incluído no sistema de ensino regular brasileiro, com o intuito de se promover a equidade social, igualdade de oportunidades e eliminação da discriminação. Para isso, os profissionais que atuam no processo educacional devem estar preparados para exercer este papel. Dessa forma, o objetivo do presente trabalho é descobrir e analisar a percepção dos profissionais da educação com relação ao processo de inclusão dos educandos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação nas escolas regulares. O método utilizado para atingir este objetivo é a realização de revisão de literatura sobre a temática proposta; análise da legislação pertinente; e, por fim, a aplicação de um questionário para coletar informações acerca da percepção do corpo gestor e docente da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Anésio Leão, na cidade de Campina Grande, Paraíba. Os questionários foram realizados com caráter qualitativo, sem aplicação de técnicas estatísticas. Concluiu-se, então, que os profissionais que compuseram o objeto deste estudo concordam com a inclusão educacional em escolas regulares, no entanto, não se sentem realmente aptos para o trabalho neste contexto inclusivo, ressaltando a necessidade de maior disponibilidade de cursos de capacitação, bem como a devida adequação do espaço físico e dos materiais de ensino para que a inclusão no processo educacional possa acontecer de forma efetiva.
Descrição: VASCONCELOS, Thalya Lanusse Montenegro de. A escola regular e o processo de inclusão educacional [manuscrito] : múltiplos olhares. 2014. 34f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, 2024.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/30985
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thalya Lanusse Montenegro de Vasconcelos.pdfPDF - Thalya Lanusse Montenegro de Vasconcelos1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito246.6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.