Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31006
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorFarias, Renata Rayla Monteiro-
dc.date.accessioned2024-02-21T12:59:22Z-
dc.date.available2024-02-21T12:59:22Z-
dc.date.issued2022-07-22-
dc.identifier.otherCDD 374-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31006-
dc.descriptionFARIAS, Renata Rayla Monteiro. Determinantes sócio-históricos para o ingresso de discentes na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariinha Borborema. 2022. 32p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA formação de jovens e adultos é um campo de prática e reflexão que compõe inevitavelmente o quadro da educação brasileira. A Educação de Jovens e Adultos é uma modalidade de ensino que contribui para o desenvolvimento social do nosso país. O presente artigo tem como objetivo geral analisar os determinantes sócio-históricos que levam os alunos a ingressar em Educação de Jovens e Adultos na Escola Municipal Mariinha Borborema localizada na cidade de Campina Grande/PB. A presente pesquisa se caracterizou enquanto um estudo bibliográfico e documental, ancorado na abordagem qualitativa. O método da pesquisa e análise utilizado foi o crítico dialético, partindo da perspectiva da totalidade. A coleta de dados foi realizada mediante realização de entrevistas estruturadas. Após a coleta dos dados, os mesmos foram analisados segundo a análise de conteúdo, conforme Bardin (2011). Identificamos que os principais determinantes para o abandono escolar na idade própria e reingresso na modalidade da Educação de Jovens e Adultos são: inserção precoce no mercado de trabalho, gravidez na adolescência e tarefas domésticas; ausência de acesso ao transporte para frequentar a escola, entre outros.pt_BR
dc.description.sponsorshipProfa. Ma. Alcione Ferreira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.relation.ispartofseries;374-
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectServiço Socialpt_BR
dc.subjectEducação de Jovens e Adultospt_BR
dc.titleDeterminantes sócio-históricos para o ingresso de discentes na educação de jovens e adultos: uma análise a partir da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mariinha Borborema, Campina Grande-PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Renata Rayla Monteiro Farias.pdfPDF - Renata Rayla Monteiro Farias990.33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito232.2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.