Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31012
Título: Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes
Autor(es): Rego Neto, Manoel Francisco do
Palavras-chave: Educação Matemática
Matemática financeira
Educação de jovens e adultos - EJA
Data do documento: 22-Nov-2023
Resumo: Este trabalho teve como objetivo investigar as contribuições da Modelagem Matemática no ensino da Matemática Financeira no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa foi desenvolvida na perspectiva qualitativa, através do desenvolvimento de uma atividade com uma turma do ciclo VI da EJA, de uma escola da rede estadual da Paraíba, em uma turma composta por doze alunos. A atividade foi planejada com base em uma situação problema que exigia dos alunos a análise de diferentes opções de pagamento com cartão de crédito, incorporando taxas de juros simples e porcentagem. A estratégia da Modelagem Matemática foi adotada para promover a aprendizagem e desafiar os estudantes a explorarem e resolverem questões financeiras do mundo real. Após a aplicação da atividade, discussões e reflexões foram incentivadas para promover a compreensão de questões financeiras e a tomada de decisões responsáveis em relação ao uso do cartão de crédito. O estudo destaca o potencial da Modelagem Matemática na EJA para melhorar as habilidades matemáticas, autoestima, confiança e a compreensão financeira dos alunos, oferecendo perspectivas valiosas sobre seu papel no ensino da matemática nessa modalidade de ensino.
Descrição: REGO NETO, M. F. Modelagem matemática na educação de jovens e adultos: uma análise à luz de vivências discentes. 2023. 28 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31012
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Manoel Francisco do Rego NetoTCC - Manoel Francisco do Rego Neto677.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito1.39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.