Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31014
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Maykom Simôa da-
dc.date.accessioned2024-02-26T12:10:30Z-
dc.date.available2024-02-26T12:10:30Z-
dc.date.issued2023-11-17-
dc.identifier.other21. ed. CDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31014-
dc.descriptionSILVA, M. S. A (não)interpretação de enunciados, sobre operações fundamentais da matemática, por alunos dos anos finais do ensino fundamental. 2023. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA Matemática é uma ciência importante na vida do ser humano, embora muitos não se simpatizem ou possuam dificuldades em relação à disciplina escolar. Dificuldades essas, que podem estar na base do ensino matemático como é o caso das quatro operações básicas, por exemplo. Dito isto, surgiu a inquietação em investigar como o conhecimento, a interpretação e o domínio de estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental a respeito das operações estavam sendo estruturadas. Assim, foi desenvolvido em uma escola pública estadual na cidade de Patos-PB, uma pesquisa na qual havia uma direção no sentido de investigar a situação desenhada. Fundamentou-se teórico-metodologicamente a partir de campos como a psicologia e a sociologia da educação, para entender ‘por que as pessoas aprendem ou não aprendem a Matemática?’. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa por meio de três questionários cujo objetivo geral foi investigar e identificar quais as dificuldades que estudantes do 9º Ano têm com as operações fundamentais da Matemática. Partindo desse pressuposto, buscou-se (i) identificar os agentes causadores das dificuldades para com as operações, (ii) averiguar a relação que os estudantes têm com a Matemática; (iii) expor dados concretos a respeito do nível de aprendizado em relação às operações. Diante do exposto, concluiu-se que, apesar de considerar a matemática escolar positiva e boa, muitos estudantes não se sentem motivados e nem gostam da Matemática o que reflete no desempenho ruim dos questionários, sobretudo quando relacionadas a interpretação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Rômulo Tonyathy da Silva Mangueirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectInterpretaçãopt_BR
dc.subjectOperações básicaspt_BR
dc.titleA (não)interpretação de enunciados, sobre operações fundamentais da matemática, por alunos dos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maykom Simôa da SilvaTCC - Maykom Simôa da Silva1.29 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito181.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.