Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31016
Título: Absenteísmo, saúde mental e ensino de ciências e matemática: as inferências da/na docência diante da pandemia da SARS-CoV-2
Autor(es): Marcolino, Gabryelly Rodrigues
Palavras-chave: Ensino da Matemática
Absenteísmo
Saúde Mental
Pandemia da Covid-19
Data do documento: 10-Nov-2023
Resumo: Reconhecendo a relevância da saúde mental como um componente intrínseco à formação educacional e ao impacto dos professores no desenvolvimento dos alunos, buscou-se ressaltar a necessidade premente de dar prioridade ao bem-estar dos professores, considerando sua importância no processo educativo. Nesse contexto, propôs-se uma análise para verificar proposições ligadas à saúde mental e ao bem-estar dos professores que lecionam ciências e matemática, enfatizando a influência da pandemia de SARS-CoV-2 em 2019. Durante a pandemia, os desafios enfrentados pelos professores foram significativos, exigindo adaptação, resiliência e dedicação até então inéditas para garantir a continuidade do ensino em meio às incertezas e mudanças constantes no processo de ensino, sobretudo com as ferramentas online. No entanto, o absenteísmo pós-pandemia emergiu como uma questão crítica, uma vez que o estresse e a exaustão relacionados ao período pandêmico podem contribuir para ausências frequentes, prejudicando não apenas o docente, mas também os alunos que dependem de sua orientação. Além disso, o ensino de ciências e matemática apresenta desafios únicos, dada a complexidade dos conteúdos e a pressão pelo desempenho dos alunos. Ao priorizar a saúde mental dos professores, pode-se criar um ambiente propício para uma educação mais eficaz e de qualidade, onde os professores, estando emocionalmente equilibrados, podem desempenhar seu papel de forma mais eficaz no desenvolvimento dos alunos e no avanço da educação como um todo. Professores do ensino de ciências e matemática frequentemente relatam níveis mais altos de estresse e exaustão do que professores de outras áreas conforme citado por Rands e Gansemer-Topf (2017). A metodologia empregada envolveu a realização de uma pesquisa com professores das disciplinas de ciências e matemática, com o objetivo principal de entender como experiências pós-pandêmicas desses profissionais, especialmente no que diz respeito à sua saúde mental, desencadearam em seu bem-estar social. Para atingir esse objetivo, uma abordagem foi adotada de método qualitativo, aplicando-se um questionário estruturado de forma online para professores de ensino básico e superior com intuito de identificar as áreas específicas de suas vidas diárias que foram impactadas após o período pandêmico. Os resultados obtidos desencadeam em desafios enfrentados pelos professores que destacaram a importância do apoio psicológico na promoção da saúde mental desses profissionais, oferecendo informações para que possam melhorar a qualidade de vida e, por extensão, a qualidade do ensino nas disciplinas de ciências e matemática.
Descrição: MARCOLINO, G. R. Absenteísmo, saúde mental e ensino de ciências e matemática: as inferências da/na docência diante da pandemia da SARS-Cov-2. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Matemática) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2023.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/31016
Aparece nas coleções:84 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabryelly Rodrigues MarcolinoTCC - Gabryelly Rodrigues Marcolino966.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito948.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.